Mutirões para exame de papanicolau serão realizados nesta semana na unidade básica de saúde da Avenida 29. Pedidos para mamografia também serão realizados. O atendimento será das 17 às 21 horas e inclui pacientes não agendadas. A UBS fica na Avenida 29, 1.311, Bairro do Estádio.

As solicitações para mamografia levarão em consideração a idade da paciente e demais critérios, como a data do último exame.

Para realizar o papanicolau é necessário que a paciente esteja há três dias sem relações sexuais; não esteja menstruada há cinco dias; e no dia do exame não utilize creme ou pomada vaginal. Antes de ir à unidade a paciente pode tomar banho normalmente e menor de idade deve estar acompanhada da mãe ou responsável. Os documentos necessários são cartão SUS e RG e CPF. O cartão SUS poderá ser providenciado no momento do atendimento, caso o usuário ainda não tenha.

A programação desta semana na UBS 29 também terá na quinta e na sexta-feira atividades que levam informações sobre o câncer de mama e de colo de útero e a importância da prevenção. Na quinta-feira (20), às 8 horas, a técnica de enfermagem Meirieli, que atua no atendimento a pacientes com câncer de mama, conduzirá roda de conversa. Na sexta-feira (21) a atividade será no Lago Azul, a partir das 8 horas, quando será realizada conversa sobre prevenção ao câncer de mama e de colo de útero e caminhada.

Com os mutirões, a Fundação Municipal de Saúde amplia o acesso aos exames, como parte da programação do Outubro Rosa. Neste mês mutirões estão sendo realizados em 11 unidades, inclusive com ofertas de exames aos sábados e período noturno.

Na unidade de saúde do Jardim Bonsucesso são realizados mutirões diários para o exame de papanicolau. Nesta unidade os exames são feitos de segunda a quinta-feira das 16 às 18 horas e às sextas-feiras das 8 às 11 horas. Os exames de papanicolau também são realizados em demais unidades de saúde do município e podem ser agendados pelo telefone 0800 019 0999.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.