Portal do Governo do Estado

As doenças oculares acima estão entre as mais comuns
As doenças oculares acima estão entre as mais comuns

São muitas as doenças que podem prejudicar a nossa visão, já que os olhos são um dos órgãos mais sensíveis do corpo. Com a chegada do verão, algumas dessas doenças se tornam mais frequentes, além da própria incidência dos raios solares serem mais agressivas, exigindo mais cuidados e proteção.

Algumas doenças são mais comuns e ocorrem com certa frequência. Outras, mais graves, podem comprometer os olhos e até colocar a vida da pessoa em risco. As mais comuns são conjuntivite, terçol (ou hordéolo) e calázio.

Já a catarata e a degeneração macular atingem principalmente as pessoas idosas. A primeira pode ser revertida com cirurgia. No caso da degeneração macular, se tratada rapidamente, a visão pode ser corrigida.

Cuidados

O terçol, calázio, o pterígio e a conjuntivite alérgica não são doenças contagiosas. O tratamento deve ser feito com a ajuda do oftalmologista. No caso específico do terçol, os oftalmologistas recomendam higienizar e limpar as pálpebras com a ajuda de um produto específico.

A catarata é mais comum nas pessoas da terceira idade e requer tratamento cirúrgico. No caso da conjuntivite infeciosa, o perigo é o contágio de outras pessoas. Evite compartilhar toalhas de rosto e travesseiros e procure sempre lavar as mãos com álcool, líquido ou gel. Em todas as situações, no entanto, é necessário procurar um clínico geral ou um oftalmologista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.