Em Rio Claro, crianças e adolescentes estão ganhando novo serviço de atendimento em saúde. A prefeitura anunciou a implantação do Centro de Especialidade Infantil (CEI), espaço destinado exclusivamente para o atendimento a crianças e adolescentes. Com isso, a rede pública municipal de saúde terá sua estrutura ampliada e mais qualidade nos atendimentos oferecidos nas áreas de saúde mental e odontológica. O Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro (Criari) terá muitos de seus pacientes atendidos no CEI e a outra parte no Centro de Habilitação Infantil (CHI).

“A saúde sempre foi prioridade e, no caso de atendimento infantil, a atenção deve ser ainda maior”, observa o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que visitou o prédio na segunda-feira (1). “A implantação do novo local representa maior cuidado que estamos dedicando ao acolhimento e atendimento às crianças”, acrescentou Juninho, ressaltando que mais do que um prédio bonito e acolhedor, o local deverá ter um atendimento humanizado.

O prédio que irá abrigar o serviço está sendo totalmente reformado, inclusive com equipamentos para acessibilidade. São 765 m² de área construída, além de área livre para instalação de brinquedos. A expectativa é de que os atendimentos no CEI tenham início já no mês de agosto.

“A rede de atendimentos está sendo reestruturada para que os pacientes tenham maior acesso aos serviços disponíveis, contando inclusive com melhor estrutura para a realização dos atendimentos”, comenta Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.

“É um ganho importante para o município e mais uma demonstração de atenção à saúde pública”, afirma André Godoy, presidente da Câmara Municipal.

No Centro de Especialidade Infantil funcionarão o Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil (Caps IJ), que atenderá pacientes do Criari, e o Centro de Especialidades Odontológicas Infantil. Enquanto o CEI não fica pronto, os pacientes do Criari continuarão sendo atendidos no prédio atual, na Rua 3 com Avenida 19.

O novo local também oferece melhor estrutura para abrigar os atendimentos odontológicos infantis e espaço mais apropriado. Além disso, com as mudanças, a Secretaria de Saúde promove a otimização de recursos.

“Deixaremos de pagar três aluguéis para pagar apenas um, o que representa economia aos cofres municipais”, destaca o prefeito Juninho, lembrando também da economia gerada com a manutenção dos três espaços. O novo serviço irá funcionar na Rua 15 entre as avenidas 23 e 25, no Bairro do Estádio. A reforma no prédio está sendo realizada pela Casa das Crianças, proprietária do imóvel que será alugado ao município, e já teve investimento de R$ 1,2 milhão. “Aproximadamente R$ 300 mil foram conseguidos com doações da iniciativa privada, uma colaboração importante na redução de custos”, informa Augusto Pedro Prochnon Júnior, presidente da Casa das Crianças.

Também estiveram na visita ao prédio o vereador Adriano La Torre, que apoiou a iniciativa da prefeitura; Carlos Alberto Schnetzler, diretor administrativo da Casa das Crianças; e Victor Simonetti Júnior, o Jupita, diretor de patrimônio.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.