A Secretaria Municipal de Saúde, por meio de sua rede de saúde mental, conta com serviços de especialistas para a prevenção e tratamento à depressão infanto-juvenil. O Criari (Centro de Referência da Infância e Adolescência de Rio Claro) é um serviço oferecido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) e atende crianças e adolescentes em situação de sofrimento emocional. “Esses pacientes são encaminhados por outros setores ou chegam até nós por meio de demanda espontânea, quando pais ou responsáveis percebem algo de diferente”, explica Jucinara Maeda, psicopedagoga e coordenadora do Criari.

“A depressão é uma doença e precisa ser tratada. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, cerca de 13% dos adolescentes sofrem de depressão”, salienta a psicóloga do Criari, Nathalia Rodrigues.

Para os casos mais graves, o município oferece o atendimento feito no Caps ij (Centro de Atenção Psicossocial Infanto-Juvenil).  Segundo a assistente Social da unidade, Ananda Cassio, o trabalho de acolhimento e tratamento dessas crianças e jovens inclui reuniões em grupo, oficinas terapêuticas, entre outras atividades.  “Os resultados desse trabalho com nossos pacientes têm sido muito positivos e duradouros”, acrescenta Jucinara.

Ambas as unidades, Criari e Caps ij, contam com equipe multiprofissional composta por psicólogos, fonoaudiólogas, terapeuta ocupacional e pedagogas.

Psicóloga da equipe do Criari, Amanda Tizzo faz um alerta para que os adultos que convivem com crianças e adolescentes possam estar atento aos sinais de eventuais mudanças de comportamento. “Entre os principais sintomas estão um comportamento mais apático, defasagem no aprendizado, melancolia e, algo muito comum, o uso de roupas como blusas e outros agasalhos mesmo em dias quentes, com o intuito de se esconderem”, aponta Amanda.

“Por isso é que os pais, professores e profissionais da saúde devem estar atentos e sempre abertos ao diálogo com esses jovens e crianças”, completa Nathalia Rodrigues.

Jocielen de Souza, psicóloga que trabalha no Criari, ressalta que a adolescência e uma construção cultural. “Não há um rito de passagem que possa marcar a transição da infância para a vida adulta. Por isso é importante nessa fase os pais respeitarem a singularidade de cada jovem e procurarem estar sempre perto e ouvi-los”, diz Jocielen.

O Criari fica na Rua 3, 227, no Centro, e funciona das 7 às 16 horas todos os dias úteis. O telefone do Criari é 3533.4055. O Caps ij funciona das 8 às 18 horas em dias úteis e fica na Rua 3-A, 1.952 e o telefone é 3523.3754.

No mês de outubro será realizada a Semana de Conscientização da Depressão na Infância e Adolescência. A programação, que incluirá palestras, está sendo elaborada pelas equipes do Criari e Caps ij. A semana foi criada e incluída no calendário oficial do município a partir de lei sancionada pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em 8 de maio deste ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.