Idoso ao tomar a vacina contra a gripe em unidade de saúde (Foto: SESA/Fotos Públicas)

Ednéia Silva

Mesmo com várias prorrogações da campanha, Rio Claro ainda não conseguiu atingir a meta de vacinar 80% do público-alvo contra a gripe. Integrantes de alguns grupos ainda estão reticentes em tomar a vacina que protege a população contra a gripe A H1N1 e também de outros dois tipos do vírus: Influenza A (H3N2) e B. Quem ainda não tomou a vacina e faz parte dos grupos atendidos tem até sexta (24) para procurar uma unidade de saúde.

Está sendo difícil atingir a meta em Rio Claro. De acordo com a Vigilância Epidemiológica, a cobertura vacinal do município até o dia 10 de julho era de 71,06%, o que representa 28.741 pessoas de um total estimado de 40.448. O grupo com menor índice de imunização é a das crianças de seis meses a menores de cinco anos de idade. Até o momento, apenas 59,77% receberam a vacina. Em seguida vêm os idosos com 68,86% e as gestantes com 69,05%. Os grupos de puérperas e trabalhadores da saúde são os de maior cobertura, 110,07% e 123,74%, respectivamente.

Idoso ao tomar a vacina contra a gripe em unidade de saúde (Foto: SESA/Fotos Públicas)
Idoso ao tomar a vacina contra a gripe em unidade de saúde (Foto: SESA/Fotos Públicas)

O Ministério da Saúde começou a campanha no dia 4 de maio e a prorrogou até o dia 5 de junho. Após o encerramento, o órgão recomendou aos estados e municípios que não atingiram a meta a continuidade da vacinação. Levantamento feito pela pasta revela que 81% do público prioritário na Região Sudeste já se vacinou contra a gripe, num total de 14,2 milhões de pessoas.

Infelizmente, São Paulo é o único estado do Sudeste que não atingiu a meta de vacinação. Foram imunizadas sete milhões de pessoas, o que representa 78,5% do público. O último balanço da Secretaria da Saúde, divulgado em 15 de junho, indica que foram imunizadas 8.497.502 pessoas dos grupos prioritários.

Em todo o Brasil, 41,9 milhões de pessoas já se vacinaram, o que corresponde a 84,3% do público-alvo, formado por 49,7 milhões de pessoas. Segundo o Ministério da Saúde, até o momento, 19 estados e o Distrito Federal já vacinaram mais de 80% do público-alvo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.