Profissionais da rede municipal de saúde bucal da Secretaria de Saúde de Rio Claro estiveram reunidos na manhã de sexta-feira (4) no auditório do NAM (Núcleo Administrativo Municipal). Estiveram presentes à reunião 83 profissionais, entre dentistas e auxiliares. Na oportunidade Paulo Freitas, dentista responsável pela rede de saúde bucal do município, apresentou diretrizes do setor.

Dentistas e auxiliares puderam conhecer em detalhes o sistema informatizado do dispensário de medicamentos e demais itens para o atendimento odontológico, otimizando assim a entrega de materiais aos consultórios. “Hoje temos materiais das melhores marcas para o atendimento aos pacientes”, afirma Freitas.
Como parte da reestruturação da Saúde Bucal no município, hoje todo paciente atendido pelo SUS (Sistema Único de Saúde) é tratado com o que há de melhor no mercado brasileiro em material odontológico. “Participamos dos pregões para a compra de material e reprovamos todas as amostras de materiais com qualidade inferior. Atualmente trabalhamos com materiais iguais aos que são usados em consultórios particulares, isso graças ao empenho e autonomia que a atual administração nos dá”, explica Freitas.

Sob responsabilidade de Luiz Jardim, o sistema informatizado do almoxarifado da Secretaria de Saúde está organizado por lotes e data de validade e conta com controle rigoroso de entrada e saída dos itens. “Não há desperdício de material. Qualquer item, seja uma simples agulha ou um medicamento de alto custo, está sob controle, o que inclui o setor de saúde bucal”, destaca o secretário municipal de Saúde Djair Francisco.

No ano passado a prefeitura de Rio Claro ampliou em mais de 40% o atendimento em saúde bucal, comparando com 2016. Mais de 83 mil atendimentos nessa área foram feitos em 2017, ano em que o atual governo assumiu a prefeitura. No ano anterior foram 59 mil. O trabalho do município em 2017 incluiu a entrega de 603 próteses, sendo 231 mandibulares e outras 372 maxilares.
A rede de saúde bucal do município conta com equipe de 58 cirurgiões dentistas, 27 auxiliares de saúde bucal e uma protética, entre outros profissionais. O atendimento à população é feito mediante agendamento em um dos três Centros de Especialidades Odontológicas (CEOs) ou nas Unidades de Saúde da Família (USFs). Os profissionais atendem também alunos das escolas municipais, além do Centro de Habilitação Infantil “Princesa Victoria” e departamento de Saúde Ocupacional das Unidades Básicas de Saúde. Um dos destaques da Saúde Bucal em 2017 foi a reativação do trailer odontológico, abandonado pela gestão passada.

Os três CEOs da rede municipal de saúde de Rio Claro estão localizados na Rua 7, 839 (CEO I), Rua 4, 2031 (CEO II) e Rua 1, 754 (CEO III). Para mais informações e ou agendamento de consultas, a Secretaria de Saúde orienta a comunidade a procurar a unidade de saúde mais próxima de sua casa. Os endereços das unidades de saúde estão disponíveis no endereço http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.