A Fundação Municipal de Saúde (FMS) publicou nesta semana uma instrução normativa que altera e amplia os horários nas unidades de saúde da Rede de Atenção Básica (UBSs) e a Estratégia de Saúde da Família (PSFs).

De acordo com Antonio Archangelo, diretor de Gestão de Pessoas da pasta, hoje as unidades funcionam até as 16h, sendo que, às sextas, até as 14h por conta das reuniões de equipe que são realizadas e são previstas pelo Ministério de Saúde para que os funcionários discutam sobre os atendimentos no local, bem como o planejamento de ações e do processo de trabalho.

“Agora passarão a atender até as 17 horas. A resolução tem prazo de 20 dias para que as unidades façam a regulamentação e ampliem o horário de atendimento”, informa.

Flexibilização

A secretária e presidente da FMS, Maria Clélia Bauer, lembra que mesmo com a mudança as reuniões às sextas se manterão.

“É quando todos se reúnem, pois está na política de estratégia. Estamos ampliando os horários para também facilitar o cumprimento de horário dos profissionais. Muitos servidores têm dois vínculos na própria Fundação, além de plantões em outros locais e na região. Estamos harmonizando o expediente dos funcionários e organizando a gestão. Consequentemente a população também passará a ser acolhida com maior qualidade”, destaca à reportagem.

Diferente das Unidades de Pronto Atendimento (UPAs), que fazem atendimentos de urgência e emergência, as unidades da rede básica contemplam atendimento especializado para a população, isto é, são feitos com horários marcados. Há, também, atendimento para demanda espontânea, quando algum munícipe procura os locais para algum tipo de problema repentino.

Noturno em breve

Outro projeto do Governo Federal, que enviará mais recursos aos municípios que ampliarem o atendimento nas Unidades de Saúde Família para até as 20 horas, também está em processo de implantação nas unidades do Bonsucesso, Terra Nova, Jardim Novo e Mãe Preta. Profissionais que passaram no concurso estão sendo chamados e a previsão do início da mudança é ainda para este ano.

“Contamos com o apoio do Governo Federal para enviar os recursos. A princípio são para quatro unidades da nossa cidade. Com isso ampliamos o atendimento e diminuímos as filas nas UPAs”, afirma o prefeito João Teixeira Junior (DEM).

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.