A Prefeitura de Santa Gertrudes negou que tenha ocorrido “fura-fila” na vacinação contra a Covid-19 no município. O fato tomou proporção após a lista de pessoas vacinadas ser divulgada pelo Poder Executivo, conforme prevê legislação municipal, e o nome de duas pessoas apontadas como “idosa” e “profissional de saúde” terem sido indicados como tendo recebido o imunizante. Ambos, porém, são servidores do departamento de trânsito da administração e não são do grupo prioritário de vacinação estipulado pelo Ministério da Saúde.

Os vereadores Alan Basteli (PSD), Sivaldo Elias (PSD) e Clayton Barros (Republicanos) chegaram a se reunir com os responsáveis pela Secretaria de Saúde do município para questionar o assunto. Segundo eles, houve a justificativa de que não teria ocorrido má-fé. A Prefeitura foi consultada pela reportagem do Jornal Cidade. Em nota, comunicou que um frasco de vacina possui aproximadamente 10 doses, quando aberto o frasco essas doses devem ser utilizadas num prazo de seis horas. “No dia 23 de março, no final da vacinação, sobraram duas seringas que já estavam com o prazo para vencer. Para que não houvesse desperdício e as vacinas tivessem que ser dispensadas, foram aplicadas em dois agentes de trânsito”, comunica.

Ainda segundo a assessoria de imprensa da Prefeitura de Santa Gertrudes, esses agentes têm acompanhado todos os dias a vacinação do município, organizando o drive-thru. “Na lista saiu idosa e profissional da saúde, porque neste cadastro há apenas sete possibilidades de registro. Dessa forma, não se trata de fura-fila e sim de evitar desperdício de vacina”, finaliza. Os parlamentares da Câmara Municipal comunicaram que passarão uma lista de nomes de pessoas acamadas para que a Prefeitura ligue quando houver situação semelhante e não ocorra o direcionamento da vacina para outros servidores que não estão no grupo prioritário.

A Lei Municipal nº 2.796/2021, que determina a publicidade da lista de pessoas vacinadas, é de autoria do vereador Sivaldo Elias (PSD) e foi aprovada recentemente no Poder Legislativo. O documento fica disponível na página oficial da Prefeitura de Santa Gertrudes com as informações obrigatórias. A lista é a mesma que consta do site da plataforma ‘Vacivida’ do Governo do Estado de São Paulo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Novo plantão de vacinação será realizado amanhã

Rio Claro: céu limpo e sem chuvas até segunda-feira