Vivian Guilherme

Nessa semana, Santa Gertrudes completou 69 anos de emancipação político-administrativa, no dia 16 de agosto. Município com 98 quilômetros quadrados, Santa Gertrudes é conhecida mundialmente por seu polo cerâmico, sua argila de qualidade e produtos inovadores no setor de cerâmica de revestimento. Entretanto, além de seu potencial industrial, o município tem ainda grande potencial para desenvolver o turismo e seus atrativos naturais.

Segundo o turismólogo Ronei Grella, Santa Gertrudes tem grande potencial turístico a ser explorado, principalmente por sua topografia, que é muito parecida com a de Rio Claro. “Em Santa vejo uma vocação para um novo segmento de turismo que tem despontado: o cicloturismo”, explica Ronei.

CICLOTURISMO

De acordo com o especialista, novas modalidades associadas ao turismo vêm sendo exploradas, ganhando visibilidade no mundo. “Normalmente, quando se pensa em turismo logo vem em mente a questão do turismo de lazer, acompanhado de um atrativo natural. São sempre estes que associamos no assunto turismo, mas existem vários segmentos desde o turismo cultural até negócios, de sol e praia a eventos.”

Sobre a possibilidade de explorar o cicloturismo, Ronei comenta que, apesar de ser o turismo de um dia, há muito a ser aproveitado. “Muitas das vezes, eles nem são classificados como turistas, mas sim como visitantes, além disso é possível trabalhar a questão cultural, o gastronômico e contemplativo. Por exemplo, um restaurante em uma rota de ciclistas, que pode impulsar o comércio, o ciclista passa, conhece e retorna com a família e indica para amigos; assim se consolida um equipamento”, complementa o turismólogo, que lembra ainda que é possível aprofundar ainda mais o segmento do turismo de negócios, devido às cerâmicas localizadas na cidade.

Passeios

Segundo o turismólogo rio-clarense Ronei Grella, Santa Gertrudes tem grande potencial turístico a ser explorado, principalmente por sua topografia, que é muito parecida com a de Rio Claro. Uma das possibilidades é o cicloturismo.

 

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.