Iniciativa é da Confederação Nacional das Santas Casas e visa a apontar para o descaso do SUS

Favari Filho

Não bastasse a insegurança vivida pelos cidadãos tanto nos grandes centros, quanto nas pequenas cidades, um novo golpe preocupa e incomoda os brasileiros, agora, porém no âmbito da Saúde. A Santa Casa de Rio Claro, em nota oficial emitida à imprensa, alerta os rio-clarenses para um novo crime que está sendo aplicado na praça.

Pessoas que se identificam como funcionários telefonam para familiares de pacientes internados no hospital e solicitam que um depósito bancário seja feito para pagar medicamentos e/ou realizar exames ou outros procedimentos.

A Santa Casa de Rio Claro orienta que, caso algum familiar receba telefonema solicitando qualquer tipo de pagamento, que não faça, pois há uma enorme chance de ser golpe de estelionatários. De acordo com a Irmandade, o mesmo tipo de ação está sendo aplicado em outros hospitais da região, portanto, em caso de dúvida, é mais seguro entrar em contato diretamente com o Hospital São Rafael através dos telefones (19) 3535-7220 ou (19) 3535-7019.

Para que ninguém seja prejudicado com a nova modalidade de crime é preciso atenção, além de boa vontade em informar os conhecidos, criando uma grande corrente para que ninguém caia no golpe, pois não bastassem as dificuldades enfrentadas pela Santa Casa de Misericórdia – e conhecida por todos – no que diz respeito à falta de pagamento do SUS [Sistema Único de Saúde] e da Prefeitura de Rio Claro, a entidade não pode enfrentar sozinha mais este tipo de ação de má-fé sem contar com a ajuda da comunidade.

Dia D

No último dia 29, o provedor da Irmandade, professor José Carlos Cardoso, apresentou à imprensa o Movimento Nacional das Santas Casas e Hospitais Filantrópicos no SUS – que tem como intuito a mobilização dos brasileiros usuários da saúde pública do país – e aproveitou para falar um pouco mais sobre a situação das instituições no Brasil e, em especial, na Cidade Azul. Na segunda-feira (13), treze representantes da Santa Casa estiveram em São Paulo no ato intitulado ‘Dia D’, quando se reuniram com representantes de outras localidades e autoridades estaduais no Auditório Paulo Kobayashi do Palácio 9 de Julho.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.