Idoso estava em uma moto e morreu três dias depois de colisão com caminhonete. Samu socorreu vítima na ocasião

Divulgação

Neste mês festivo para Rio Claro, uma das grandes comemorações é o aniversário do Serviço Móvel de Atendimento de Urgência Regional (Samu), que completa cinco anos de serviços prestados à população alcançando a marca dos 100 mil e 400 atendimentos nesta semana.

O Samu Regional Rio Claro foi inaugurado em 22 de junho e colocado em operação no dia 1º de julho de 2011, com sua sede estratégica na Avenida Brasil, nº 880, perto do Corpo de Bombeiros. Estão agregados ao serviço os municípios de Corumbataí, Analândia, Itirapina, Ipeúna e Santa Gertrudes.

“O Samu é o modelo de gestão que nosso governo empreendeu no setor de emergência do município assim que assumimos a Prefeitura”, lembrou o prefeito Du Altimari, destacando a sua satisfação por Rio Claro oferecer esse serviço para a população.  “É um orgulho para todos os rio-clarenses”.

Luta pela vida

A equipe do Samu ultrapassa mais de 50 profissionais altamente treinados para o atendimento de urgência, ou seja, quando existe sério risco de vida. Para esses profissionais não há outro propósito que não seja a vida do cidadão e é por este motivo que esforços são renovados e redobrados, o treinamento é intenso e constante.

As equipes convivem com inúmeras ocorrências de acidente de trânsito, nascimentos, afogamentos, situações de infartos e traumas, momentos de dor e alegria.

O serviço é prestado 24 horas por dia com médicos, enfermeiros, auxiliares de enfermagem e socorristas e pode ser acionado pelo telefone 192. A estrutura do Samu é mantida pelo Governo Federal e Prefeitura.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.