Obras selecionadas na 37ª edição do Salão de Artes Plásticas de Rio Claro podem ser vistas até o dia 31 de julho no Casarão da Cultura. Visitação gratuita pode ser realizada de segunda à sexta-feira, das 8 às 16 horas. O salão foi aberto na quinta-feira (27) e está inserido nas comemorações do aniversário de Rio Claro.

“Este é um evento já tradicional na nossa cidade que dá oportunidade para os artistas que buscam se destacar e para o público, que confere essa exposição com belas obras gratuitamente”, observa João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que prestigiou a abertura do evento, assim como o vereador Geraldo Voluntário.

A secretária da Cultura, Daniela Ferraz, observa que o Salão de Artes Plásticas de Rio Claro, em suas três categorias, abrange “o rigor formal da arte acadêmica, manifestando a beleza do real; a liberdade criadora da manifestação da arte contemporânea; e os novos olhares retratando a cidade pelo olhar de cada artista”.

Neste ano o salão recebeu inscrições de 235 obras, provenientes de 25 cidades dos estados de São Paulo, Minas Gerais, Rio de Janeiro e Rio Grande do Sul. A exposição conta com 63 obras expostas de 33 artistas, divididas nas categorias: “Novos Olhares”, “Acadêmicos” e “Contemporâneos”. O evento de abertura marcou a premiação dos primeiros colocados nas três categorias e a entrega de menções honrosas.

Na categoria Novos Olhares a medalha de ouro foi para José Fernando Pensado, de Rio Claro, pelo conjunto da obra.

Na categoria Acadêmica o vencedor foi Vicente Claudemir Moreno, de Americana. A medalha de prata ficou com Sérgio Rubens Vieira de Almeida, de São Carlos, e a de bronze com Paulo Antonio Tosta, de Jaboticabal. Nesta categoria foram concedidas menções honrosas para Rogério Contreras Ramos, da cidade de Fernando Prestes, e Jesser Valzacchi, de Catanduva.

Na categoria Contemporâneo conquistou medalha de ouro Eduardo Pereira da Silva, de São Paulo. Em segundo lugar ficou Jean Araújo Silva, de Itu, e em terceiro lugar o rio-clarense Sechi. Menção honrosa para João Generoso, de São Paulo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.