Uma atitude equivocada de pequena parcela da comunidade está gerando transtornos ao setor de limpeza pública em Rio Claro. Vem crescendo a quantidade de sacos de lixo deixados em canteiros centrais para a coleta, o que é proibido e pode render multa ao infrator flagrado pela fiscalização municipal. Para reforçar as orientações a moradores, a prefeitura realiza nesta terça-feira (13) ação na Avenida 32, entre a Avenida Visconde e a Avenida Brasil. Agentes de educação ambiental percorrerão as residências do trecho esclarecendo a importância de se colocar o lixo no local e hora corretos para ser recolhido.

A Secretaria da Agricultura, Abastecimento, Silvicultura e Manutenção, responsável pela limpeza pública, e a Secretaria de Meio Ambiente, que gerencia a destinação de resíduos na cidade, trabalham em conjunto nessa operação. “Aquele trecho da Avenida 32 é exemplo de como o uso incorreto do espaço público contribui para deixar a cidade suja e feia”, comenta o secretário de Agricultura, Emílio Cerri. “A prefeitura limpa e, logo em seguida, outros sacos de lixo estão espalhados no canteiro central”, acrescenta, informando que esse problema também se verifica em outras regiões da cidade.

De acordo com o gerente de Operações da Secretaria de Meio Ambiente, Willian de Oliveira, o lixo em canteiros centrais, além de errado, traz vários problemas. “Um deles é que atrapalha o trânsito de pedestres”, explica.

A prefeitura reforça que os moradores devem deixar os sacos de lixo na calçada em frente a suas casas, no dia e horário da coleta. Não se deve deixar o lixo em canteiros centrais e rotatórias. Outra prática errada e, infelizmente, comum, é deixar o lixo no meio de ruas e avenidas, geralmente em cruzamentos, o que aumenta riscos no trânsito. Muros de escolas e de outros prédios públicos, assim como praças e terrenos baldios, não são lugares para se deixar os sacos de lixo, que devem estar sempre muito bem fechados.

A prefeitura de Rio Claro oferece opções para o descarte correto de lixo e entulho. Além da coleta de lixo domiciliar realizada em todos os bairros três vezes por semana, o município conta com seis ecopontos, que recebem vários tipos de descarte. Na operação cata bagulho, caminhão da prefeitura percorre mensalmente os bairros recolhendo móveis velhos e materiais inservíveis porta a porta. O município também conta com coleta seletiva. Os endereços dos ecopontos e calendários de coleta seletiva e catabagulho estão disponíveis no endereço www.rioclaro.sp.gov.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.