Confira algumas dicas e veja que é possível ficar com uma imagem agradável no documento; vale até o uso de piercing

Do Portal do Governo

Normalmente as fotos de RG e CNH não agradam. Parece uma tradição e muita gente pensa que é preciso ficar sério ou extremamente concentrado em razão de a imagem ser usada em um documento oficial. Mas não é bem assim. Tanto que é permitido até o uso de piercing.

É possível passar uma imagem leve e agradável em todos os documentos, inclusive no RG e na CNH. Pensando nisso, o Poupatempo fez uma lista de recomendações sobre o que fazer para ficar bem na hora no clique para evitar uma expressão desagradável.

Sendo assim, vá tranquilo, esqueça que tem pessoas ao redor, e sorria! É a melhor dica para uma boa foto. Não se sabe ao certo o motivo de as pessoas ficarem sérias nessas fotos, talvez seja porque antigamente era mais difícil registrar uma foto sem tremer, tinha custo de revelação, e o ideal era ficar bem estático.

Mas agora os tempos são outros e, inclusive, nem é preciso mais imprimir a foto em 3×4. Nas unidades do Poupatempo as fotos são feitas digitalmente. Ou seja, mais um motivo para sorrir.

Algumas pessoas pretendem afinar um pouco o rosto, especialmente porque a foto é feita de maneira muito aproximada. Nesse caso uma dica é usar o cabelo solto, se você tiver. Outra tática que pode ajudar é o uso de uma maquiagem sem excesso. Se bem feita, a maquiagem dá um ar de leveza e tranquilidade, que pode transmitir a imagem de que a pessoa está bem.

Em São Paulo, o Instituto de Identificação autoriza até mesmo o uso de fotos com piercing. Mas acessórios como brincos muito grandes não podem ser usados, pois podem esconder detalhes importantes para a identificação do cidadão.

Não é permitida a utilização de qualquer adereço que impossibilite a identificação do rosto do cidadão, como óculos de sol, chapéus, máscaras e etc. Entretanto, muçulmanos podem tirar foto com lenço; assim como as freiras estão autorizadas a registrar a foto com o tradicional hábito.

Muita gente tem dúvida também em relação a fotos de bebês. Realmente é preciso uma atenção especial, mas costuma ser até um momento divertido. Normalmente os funcionários do Poupatempo ajudam a atrair a atenção dos bebês. Atendentes costumam balançar um brinquedo enquanto algum colega dispara o flash. É um processo simples e o bebê poode até sair de olho fechado que não tem problema.

Mais informações no site do Poupatempo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.