As Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família de Rio Claro abrem neste sábado (18) das 8 às 17 horas para o segundo “Dia D” da campanha nacional de vacinação contra a poliomielite e sarampo. Nos postos de vacinação serão aplicadas as vacinas VOP (Contra a poliomielite) e a tríplice viral (contra sarampo, caxumba e rubéola). Além das unidades estarão abertos para vacinação postos especiais montados na Avenida 2 entre Ruas 3 e 4, em frente ao Jardim Público e no Cead, na Avenida 24 entre ruas 8 e 9, bairro Santana. Os endereços das unidades de saúde podem ser consultados no site www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.
Seguindo determinação do Ministério da Saúde, devem ser vacinadas contra a poliomielite e contra sarampo, apenas crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) está sendo aplicada apenas em crianças de um ano e três meses.

A campanha de vacinação contra a pólio e sarampo em Rio Claro conta com parceria das unidades do Rotary Club, que providenciaram trenzinho que percorrerá a região central saindo do posto na Avenida 2. Os passeios serão feitos das 9 às 11 horas e das 14 às 16 horas. Além do trenzinho, os Rotarys também providenciaram fantasia do mascote Zé Gotinha, materiais de apoio (cartolinas, bexigas) para enfeitar as unidades de saúde, além da confecção de 10 mil folders que serão distribuídos nas escolas.

A campanha teve início em 4 de agosto e a meta da Vigilância Epidemiológica é vacinar 8.939 crianças no município. A campanha continua até 31 de agosto.
Algumas visitas do personagem Zé Gotinha foram realizadas durante a semana nas escolas de Rio Claro. As ações fazem parte da campanha de vacinação contra a poliomielite e sarampo. Na quarta-feira (15), equipe da Vigilância Epidemiológica e o Zé Gotinha estiveram na Escola João Batista Maule, no distrito de Assistência, realizando a divulgação. Nesta quinta-feira (16) a mascote visitou as crianças da escola municipal Dom Pedro 1º e, na terça-feira (21), será a vez dos alunos da escola Paulo Koelle receberem a visita do Zé Gotinha. Nas visitas as crianças recebem orientações. As atividades incluem distribuição de material direcionado aos pais, contendo informações sobre a importância da vacinação.
Adultos

Os adultos que possuam apenas uma dose ou nenhuma da vacina tríplice viral devem procurar uma das unidades de saúde de Rio Claro para a atualização da carteira de vacina. A aplicação dessa vacina em adultos é feita regularmente nos postos de vacinação de Rio Claro durante todo o ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.