Mobilização nacional de vacinação contra a gripe será realizada nesse sábado (4). Em Rio Claro, das 8 às 17 horas, a população pertencente aos grupos prioritários será vacinada nas unidades básicas de saúde e unidades de saúde da família. Além desses locais, mais um ponto de vacinação funcionará na antiga sede da Secretaria de Saúde, na Avenida 2, entre ruas 3 e 4.

No município serão cerca de 200 profissionais envolvidos nessa mobilização, que terá 20 salas de vacina em atendimento. “Aqueles que pertencem aos grupos prioritários e ainda não receberam a vacina terão a oportunidade de procurar a unidade de saúde no sábado e ser imunizado contra a gripe”, observa Maria Clélia Bauer, secretária de Saúde.

Quem está com alguma vacina em atraso também poderá colocar a carteira de vacinação em dia. “É só apresentar a carteira de vacinação na unidade de saúde”, informa Dinorá Silmara dos Santos, enfermeira responsável pela Vigilância Epidemiológica de Rio Claro. Na antiga sede da Secretaria de Saúde será aplicada exclusivamente a vacina contra a gripe.

A vacina contra a gripe está sendo aplicada em crianças até cinco anos, gestantes, puérperas, idosos com mais de 60 anos, trabalhadores de saúde, professores, adolescentes e jovens de 12 a 21 anos que estão sob medidas socioeducativas; população privada de liberdade e funcionários do sistema prisional; policiais e bombeiros que estão na ativa; e portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais independentemente da idade.

O segundo balanço da campanha foi divulgado na sexta-feira (26) pela Secretaria Municipal de Saúde. Ao todo foram aplicadas no município 7.264 doses da vacina, o que representa 17% das pessoas para quem a vacina é indicada. A meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é vacinar 90% das pessoas pertencentes aos grupos prioritários. Até 31 de maio, quando termina a campanha, deverão ser aplicadas 42.113 doses. A lista com endereços e telefones das unidades de saúde de Rio Claro está no site http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.