Sábado (17) é o Dia “D” das campanhas de vacinação contra a poliomielite e de multivacinação. É a oportunidade de colocar em dia a caderneta de vacinação e se imunizar contra doenças. A vacina contra a pólio é para crianças de 1 ano a menores de 5 anos e a de multivacinação, para pessoas menores de 15 anos.

As unidades de saúde ficarão abertas das 8h30 às 16h30 para a aplicação das doses das vacinas, com exceção das unidades do Jardim Novo, Jardim Brasília, Santa Elisa e Vila Cristina.

A comunidade contará também com a opção de quatro postos volantes que serão montados para ampliar as opções de acesso à imunização. Os postos volantes funcionarão das 10 às 16 horas no Jardim Público, Boulevard dos Jardins, supermercado Enxuto (Avenida Visconde do Rio Claro) e supermercado Paulistão.

A vacinação contra a pólio é direcionada a crianças de um ano a menores de cinco anos, desde que já tenham recebido até o dia 4 de outubro as três doses da Vacina Inativa Poliomielite (VIP) do esquema básico de vacinação.

Já a campanha de multivacinação tem como objetivo a atualização da carteira de vacinas de pessoas menores de 15 anos. Basta levar a criança ou adolescente a uma das unidades de saúde apresentando a carteira de vacinação e as doses em atraso serão aplicadas. No total serão oferecidas 14 tipos de vacinas: BCG, hepatite B, pentavalente, poliomielite 1, 2 e 3, Pneumo 10v, meningocócica C, Pneumo 23v, febre amarela, tríplice viral, varicela, dT/dupla adulto, dTpa, HPV e meningocócica ACWY.

A Secretaria Municipal de Saúde reforça a importância dos pais ou responsáveis levarem as crianças e adolescentes para serem vacinados e destaca que a vacinação é fundamental para prevenir doenças e que a caderneta deve ser mantida atualizada.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.