O prefeito Gustavo Perissinotto (PSD) deve oficiar nos próximos dias ao Ministério da Infraestrutura, do Governo Federal, posição oficial da Prefeitura para que a oficina da concessionária Rumo permaneça em Rio Claro com transferência do Centro para o Jardim Guanabara. Conforme o JC revelou anteriormente, a empresa havia manifestado saída da cidade, mas reviu a decisão após mobilização política no município.

“Queremos manter a tradição ferroviária em Rio Claro, com a manutenção da oficina, a geração de novos postos de trabalho e ampliação da receita. Para isto, pretendemos oferecer suporte para que as empresas fornecedoras da Rumo também se instalem no município, com o compromisso de priorizarem a contratação de rio-clarenses”, explica o prefeito.

Na última quarta-feira (13), o grupo de trabalho criado pelo prefeito Gustavo para discutir a retirada da oficina mecânica da Rumo do Centro e a constituição de novo local para sua instalação realizou sua primeira reunião. “Estamos encontrando alternativas não só para que a oficina ferroviária permaneça em Rio Claro, como tenha sua estrutura física e suporte logístico ampliados em local fora do centro histórico”, disse Perissinotto.

A Rumo Logística, concessionária responsável pela malha ferroviária paulista, reviu sua decisão de deixar a cidade. “A deliberação final caberá ao prefeito e ao Ministério de Infraestrutura”, informa Rodrigo Verardino De Stéfani, relações institucionais e governamentais da Rumo. Segundo o Governo Municipal, apesar de outros locais terem sido cogitados, como no Distrito de Batovi, o Jardim Guanabara deverá ser o local para a transferência, seguindo uma revisão do projeto aprovado anos atrás.

De acordo com a Prefeitura, também ganham força os projetos para a instalação de um terminal de carga em Rio Claro para a ligação do eixo de produção industrial da região com os estados do centro-norte do Brasil e para a instalação de um porto seco (terminal rodoferroviário), assuntos que também vêm sendo tratados pelo grupo de trabalho criado pelo prefeito.

O grupo de trabalho, que também iniciou a discussão sobre a destinação da área onde hoje está instalada a oficina da Rumo, é composto por Anderson Christofoletti (secretário municipal de Governo), Agnelo Matos (secretário municipal de Habitação), Ciciliana Di Batista (chefe de Gabinete), Erlon Mastricico Thiele (assessor), João Luiz Zaine (do Ciesp), Luís Fernando Quilici (da Aspacer), Rodrigo Verardino De Stéfani (da Rumo), e os vereadores Carol Gomes (Cidadania) e Thiago Yamamoto (PSD), representando a Câmara Municipal que também se engajou no tema.

Iniciativa

Prefeito Gustavo destaca geração de empregos com permanência e novos projetos de porto seco e terminal de cargas em RC.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.