Rua esburacada no bairro Recanto Paraíso. Moradores pedem asfalto para a via há anos

Ednéia Silva

As chuvas dos últimos dias pioraram as condições de algumas ruas do bairro Recanto Paraíso. Sem asfalto, as vias estão esburacadas, tornando difícil o tráfego de veículos e de pedestres. A pavimentação da rua é uma reivindicação antiga dos moradores que ainda não foi atendida pelo poder público. São duas ruas e duas avenidas que há anos esperam pelo asfalto.

Moradora do bairro, Joseane Pereira da Silva Tremura conta que a população do bairro paga imposto, mas não tem direito a asfalto, a acessibilidade e a sair de casa de carro. Tudo isso porque as ruas estão cheias de buracos, situação que se agravou com as chuvas. “Já fomos atrás de nossos direitos, mas não dá em nada. Mas os nossos deveres precisam e estão sendo cumpridos. No entanto, a nosso favor não acontece nada”, reclama Joseane.

Rua esburacada no bairro Recanto Paraíso. Moradores pedem asfalto para a via há anos
Rua esburacada no bairro Recanto Paraíso. Moradores pedem asfalto para a via há anos

Ela diz ainda que na Rua 22 a situação é pior, porque há uma grande erosão. Para minimizar os problemas, os moradores tapam os buracos como podem, mas eles são novamente reabertos pela enxurrada. “A erosão causada pela chuva e principalmente pela falta de asfalto está quase derrubando um poste de energia na Rua 21 com a Avenida 68”, comenta.

Segundo ela, a maior parte do bairro é pavimentada, mas essas quatro vias ficaram sem asfalto e a população desconhece o motivo e não recebe explicações. Outro dia, ao pedir uma ligação de água para um imóvel na Avenida 68, Joseane descobriu que nos registros do Daae (Departamento Autônomo de Água e Esgoto) a via consta como pavimentada. Tanto que o departamento queria cobrar uma taxa maior pelo serviço, mas ela diz que a rua nunca foi asfaltada. O que a prefeitura faz é colocar cascalho de vez em quando, mas o último pedido feito pela comunidade não foi atendido por falta de material.

Questionada sobre o problema, a prefeitura informou que “os trechos em questão são pontas de rua como outras que existem há décadas no município”. Diz ainda que segue buscando recursos para implantar infraestrutura e pavimentar esses trechos. “Como acontece em outras vias sem asfalto, a prefeitura periodicamente faz manutenção desses trechos e, quando possível, utiliza materiais como pedras ou raspa de asfalto para melhorar as condições de tráfego”, afirma.

Em relação ao poste de luz, a prefeitura esclarece que o morador deve acionar a Elektro, responsável pela distribuição de energia no município. Sobre a ligação de água citada, a administração municipal orienta a reclamante a procurar o setor de atendimento do Daae.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.