O trabalho preventivo de limpeza de redes que neste ano tem início pelo centro da cidade é uma ação contínua da concessionária

Divulgação

Algumas vias da região central de Rio Claro recebem no próximo sábado (21) a limpeza de suas redes de esgoto. Esse tipo de ação faz parte de um trabalho preventivo realizado pela Odebrecht Ambiental (concessionária responsável pelos serviços de coleta e tratamento de esgoto do município) com o objetivo de manter em pleno funcionamento o sistema de coleta e, assim, garantir o escoamento permanente do esgoto pelas redes coletoras.

O trabalho preventivo acontece, principalmente, porque muito lixo ainda é descartado indevidamente no esgoto. No ano passado, 600 toneladas de resíduos foram retiradas do esgoto de Rio Claro. O gerente de operações da concessionária, Alexandre Leite, comenta que essa prática incorreta ocasiona uma série de problemas a todo o sistema. “O lixo – ou qualquer resíduo – quando descartado na tubulação de esgoto pode provocar entupimentos, vazamentos e até o risco do retorno do esgoto aos imóveis; seja na casa da própria pessoa que fez o descarte inadequado ou em qualquer outro ponto da rede”, explica. O gerente informa ainda que em 2016 a concessionária atendeu a mais de três mil casos de entupimentos nas redes de esgoto do município.

As vias que receberão as ações preventivas no próximo fim de semana foram definidas com base em estudos e acompanhamentos feitos pela concessionária. A limpeza das redes será executada na Avenida 01 – entre as Ruas 02 e 03, na Rua 01 – entre as Avenidas 01 e 08, na Avenida 02 – entre as Ruas 03 e 04, na Avenida 09 com a Rua 07 e na Avenida 11 com a Rua 07. O trabalho também se estenderá para a Rua 01 – entre as Avenidas 27 e 29, no bairro Cidade Jardim, e para a Rua 02 – entre as Avenidas 13 e 15, no Bairro Saúde. Na sequência, vários outros locais do município também receberão o serviço.

As equipes da concessionária têm a previsão de iniciar a atividade às 13h para não atrapalhar o movimento do comércio na região central. Durante a realização dos serviços, o tráfego de veículos nas vias que receberão a limpeza das redes pode ser limitado a apenas uma faixa ou mesmo ser interditado temporariamente.

O coordenador de redes da Odebrecht Ambiental, Luis Henrique Batista Ramos, reforça a necessidade de um comprometimento de toda a comunidade para o bom funcionamento do sistema de coleta de esgoto do município. “As redes que compõem a estrutura do esgotamento sanitário são todas interligadas, por isso é necessário que todas as pessoas assumam seu compromisso socioambiental não descartando lixo nas redes de esgoto”, ressalta.

O trabalho preventivo de limpeza de redes que neste ano tem início pelo centro da cidade é uma ação contínua da concessionária. No ano passado, mais de 200 km de redes, em diversos bairros do município, foram limpas de forma preventiva, além das ações corretivas que integram a rotina operacional.

CURIOSIDADE

Parte do lixo e objetos inusitados encontrados e retirados das redes de esgoto de Rio Claro fica exposta no Museu dos Encanadores. Um espaço criado pela Odebrecht Ambiental com o objetivo de sensibilizar os estudantes rio-clarenses sobre a importante questão ambiental da destinação correta dos resíduos. Com a exposição destes materiais, a concessionária espera conscientizar – de uma maneira prática (real) – o uso correto das redes de esgoto.

O Museu dos Encanadores é aberto para escolas das redes pública e particular de ensino, precisando apenas do agendamento antecipado da visita. As escolas que tiverem interesse em conhecer podem entrar em contato pelo telefone (19) 2112-5504 ou pela página da concessionária na internet – odebrechtambiental.com/rio-claro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Interdições e obras programadas para esta sexta-feira

Falecimentos: confira a necrologia de 19/04/2024

Programa combate lentidão na abertura de empresas