Durante muitos anos, os rio-clarenses se acostumaram a ver a Rua 3, no Centro, fechada para os veículos durante o período de compras do fim de ano, porém em 2018 o bloqueio não aconteceu. Assim como no ano passado, a Acirc (Associação Comercial e Industrial de Rio Claro), em parceria com os comerciantes, decidiu que não será realizado o bloqueio da via.

“Uma das nossas premissas é atuar para que o associado tenha o melhor desempenho comercial. Nesse sentido, os comerciantes da Rua Três não desejam mais que a rua seja fechada aos automóveis. Assim sendo, a ACIRC respeita o desejo dos comerciantes”, afirma Antonio Carlos Beltrame, presidente da Associação, que ainda completa dizendo que “a ACIRC tem consciência de que, se a rua estivesse livre para os consumidores, haveria mais conforto e segurança, entretanto são eles que decidem e nós respeitamos”.

Opiniões

Alguns consumidores também se mostram a favor de que fosse mantido o bloqueio da Rua 3 durante o fim de ano. É o caso de Márcio Rogério Miqueletto, que costuma fazer compras no Centro de Rio Claro neste período: “Para quem precisa fazer suas compras, sem dúvida que o fechamento da Rua 3 dava uma tranquilidade maior. Era uma coisa muito boa que acontecia em Rio Claro, porque dava um conforto na hora de transitarmos ali pelo Centro, a muvuca não ficava tão grande e sem contar que não tinha risco de atropelamentos, já que muitas pessoas, tanto motoristas quanto pedestres, não costumam prestar atenção com o movimento muito grande”.

Inês Milani também é uma consumidora que gostaria que a Rua 3 ficasse fechada para os veículos, mas que não chega a se preocupar tanto com os carros no trecho: “Seria bom se tivessem mantido o bloqueio, porque a circulação de pedestres seria melhor, mais rápida e mais tranquila, porém não acho tão absurdo que não fechem a rua, dá para equilibrar pedestres e veículos”.

Os comerciantes, por outro lado, aprovam o não fechamento da Rua 3. “Para nós do comércio é bom que os carros passem aqui na rua, assim pode ser que mais pessoas vejam as nossas lojas e isso aumente o movimento. Além disso, com rua fechada, como se fosse um calçadão, as pessoas acabam se dispersando e indo direto em determinados comércios, não se atentando para outras ótimas opções que temos aqui na região central”, comenta um comerciante.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.