Valdir Bruno Nogueira é presidente do Conselho Central dos Vicentinos da cidade de Rio Claro

Favari Filho

Padre Everson Damian Lunardi, que está a frente do abrigo desde 2013, se dedica integralmente aos idosos que residem no local
Padre Everson Damian Lunardi, que está a frente do abrigo desde 2013, se dedica integralmente aos idosos que residem no local

O Abrigo da Velhice São Vicente de Paulo é um ponto marcante e histórico da Rua 1. O local acolhe idosos da cidade há mais de um século e com um simples passeio pelos corredores da instituição não há como não atentar para as dezenas de histórias que, paulatinamente, vão se apagando do livro biográfico da Cidade Azul.

O que se observa, entretanto, é que todos os residentes são muito bem atendidos e demonstram admirar o trabalho do padre Everson Damian Lunardi, que recebeu o Jornal Regional e falou um pouco mais sobre a tarefa que desenvolve junto com uma equipe de especialistas que prezam pelo bem-estar dos moradores. Com o bom humor peculiar de quem se realiza com o que faz, o clérigo Orionita, nascido em Gravatal – município com cerca de vinte mil habitantes em Santa Catarina – mostrou as dependências do asilo para a reportagem.

Com espaço amplo, todos os residentes têm atendimento médico específico. O lugar conta com 48 idosos no leito social, outros 31 em apartamentos independentes e mais 21 internados na enfermaria, além de quatro vigários anciões, que vivem em um espaço pensado e construído pela Ordem para abrigar os seus membros

O lugar conta com 48 idosos no leito social, outros 31 em apartamentos independentes e mais 21 internados na enfermaria, além de quatro vigários anciões, que vivem em um espaço pensado e construído pela Ordem para abrigar os seus membros. Há também o Centro de Convivência do Idoso (CCI), que conta com a presença diária de trinta pessoas que chegam às 7h30 e retornam para casa somente às 17 horas.

O espaço é amplo e muito bem cuidado, todos os residentes têm atendimento médico específico de acordo com a necessidade, além de realizarem cinco refeições diárias, exercícios físicos e de contarem com horários de lazer e entretenimento. Porém, o sacerdote informou que o custo para manter o local é muito alto e, ainda que haja auxílio do governo nas esferas municipal e estadual, as doações voluntárias são imprescindíveis.

Uma hora junto com padre Everson – que estudou filosofia, teologia, história e administração e esteve à frente de uma escola em Porto Alegre, antes de chegar ao abrigo em julho de 2013 – é o suficiente para perceber que há no Orionita – que costuma brincar que entrou para a Ordem no intuito de jogar futebol – a vocação para ajudar o próximo, fato que se consolida de maneira natural. O êxito de sua missão é percebido através de seus atos baseados na fé e na caridade e refletidos no rosto dos senhores e das senhoras residentes.

A Congregação da Pequena Obra da Divina Providência também conhecida como Filhos da Divina Providência ou, simplesmente, Orionitas é uma ordem religiosa da Igreja Católica que atua espalhada em mais de trinta países ao redor do mundo com ênfase na Itália, Brasil, Argentina, Polônia e Espanha. Fundada em 1899 por Dom Luís Orione – sacerdote católico italiano proclamado santo pelo Papa João Paulo II em 2004 – a instituição vem propagando a caridade e a ação pastoral evangelizadora.

Os Orionitas atendem aproximadamente nove mil pessoas por dia no Brasil, juntando a Província Sul e a Província Norte. Padre Everson pertence à Província Sul e com um grupo de outros 54 padres atendem 3700 pessoas diariamente. Em Rio Claro, os Padres Orionitas assumiram a responsabilidade pelo abrigo São Vicente de Paulo no ano de 1954 e, desde então, cada sacerdote, religioso, médico, professor, jovem ou voluntário são a expressão viva e comunitária daquilo que foi confiado a Dom Orione.

Conselho Central dos Vicentinos tem nova sede

Valdir Bruno Nogueira é presidente do Conselho Central dos Vicentinos da cidade de Rio Claro
Valdir Bruno Nogueira é presidente do Conselho Central dos Vicentinos da cidade de Rio Claro

A Sociedade São Vicente de Paulo é um movimento católico de leigos que se dedica na realização de ações designadas a aliviar a aflição dos mais necessitados. Fundada em 23 de abril de 1833, por um grupo de sete jovens universitários liderados por Antônio Frederico Ozanam – que à época tinha vinte anos de idade e cursava Direito na Universidade de Sorbonne, em Paris –, a SSVP vem semeando o bem há 182 anos.

Presente em 148 países com aproximadamente 720 mil Vicentinos espalhados pelo mundo, a caridade tem sido a sigla da instituição durante toda a sua trajetória. No Brasil, existem cerca de 250 mil membros e, de acordo com o presidente do Conselho Central (que abrange também Ipeúna e Santa Gertrudes), Valdir Bruno Nogueira, em Rio Claro são 280 voluntários que prestam auxílio ao próximo diuturnamente.

Nogueira recebeu a reportagem do Jornal Regional e falou um pouco mais sobre o funcionamento da entidade e o trabalho que realizam no município. De acordo com os dados apresentados, a primeira Conferência da Cidade Azul foi inaugurada em 1902 e, desde então, os Vicentinos vem ajudando os mais necessitados. Atualmente, cerca de 250 famílias são assistidas pela associação beneficente, que não tem fins lucrativos e que vive de doações promovendo outras doações.

“A estrutura da entidade é semelhante a de uma pirâmide”, explicou Nogueira. Na base estão as Conferências, seguidas pelos Conselhos Particulares, Conselhos Centrais, Conselhos Metropolitanos, Conselho Nacional e, por fim, o Conselho Internacional. O presidente lembrou que “a base é a parte mais importante, pois sem as Conferências [que têm de oito a 12 elementos] todo o resto se tornaria inviável”.

Todos os Vicentinos passam por formação no intuito de informar e evangelizar, além de trabalhar a autoestima dos assistidos. O trabalho começa com a sindicância, ou seja, uma visita à residência do necessitado realizada por dois membros da Conferência. “É indispensável ouvir os pobres antes”, enfatizou Nogueira. Em seguida, incentivam às pessoas a adquirirem forças e condições para superar o problema. “A intenção é fazer com que o necessitado deixe aquela situação e seja promovido socialmente”, esclareceu o presidente.

O prédio que abriga a nova sede do Conselho Central da Sociedade São Vicente de Paulo de Rio Claro foi inteiramente reformado e, desde agosto de 2014, recebe reuniões do Conselho Central e de algumas Conferências, além de abrigar a Escola de Capacitação Frederico Ozanan (Ecafo) e ser palco das festas regulamentares, que consistem em três anuais: em abril, a Festa de Antônio Frederico Ozanam; em setembro, a Festa de são Vicente de Paulo; e, em dezembro, a Festa da Imaculada Conceição.

Valdir Bruno Nogueira informou que a cidade conta ainda com a Conferência da Criança e do Adolescente (CCA) e com a Conferência de Jovens (CJ), que desenvolvem o trabalho altruísta em função dos públicos específicos. No aniversário de cada Conferência, o presidente lembrou que é realizada a Missa das Cinco Intenções que são: a) para os falecidos da SSVP; b) para a Santa Igreja Católica; c) para o Santo Padre, o Papa; d) para a Sociedade de São Vicente de Paulo (SSVP); e) para o Brasil.

O tema que guia os Vicentinos em 2015 é: ‘Tecendo a Caridade’, que tem como base o livro homônimo de Mizaél Donizetti Pagglioli. Os interessados em realizar doações ou se tornar um membro da SSVP podem entrar em contato com o Conselho Central que fica na Rua 1, número 151, ao lado da Capela Santa Maria Goretti. “É um trabalho edificante porque a gente vê o resultado. É um chamado de Deus, pois é preciso trabalhar o dom da caridade e da humildade”, finalizou.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.