Uma comparação entre os semestres de 2015 e 2014 revela aumento de roubos a banco

Carine Corrêa

Uma comparação entre os semestres de 2015 e 2014 revela aumento de roubos a banco
Uma comparação entre os semestres de 2015 e 2014 revela aumento de roubos a banco

Enquanto que no semestre do ano passado não houve nenhum registro de roubo a banco no município de Rio Claro, neste ano foram cinco ocorrências contabilizadas nos cinco primeiros meses. Os dados são do portal da Secretaria de Segurança Pública (SSP), que divulgou nessa segunda-feira (27) os índices criminas dos municípios paulistas.

Em relação ao número de homicídios no comparativo entre os semestres, Rio Claro teve uma redução de 62,5%. Em 2014 foram 16 assassinatos contra seis deste ano. “Foram realizadas diversas operações de Preservação à Vida na cidade. Nas ações estão a retirada de armas de circulação e a retirada de pessoas procuradas pela justiça”, justifica o major Rodrigo Arena, à frente da coordenação operacional do 37º Batalhão da PM de Rio Claro.

>>>  Rio Claro tem um caso de estupro a cada sete dias

Casos de estupro aumentaram em 136%. No ano passado foram 11 ocorrências contra 26 no período de janeiro a junho deste ano. “Importante frisar que não há algum tipo de maníaco em Rio Claro que esteja agindo nesse sentido. O que verificamos é um aumento nesse crime em relações sexuais em que não há consentimento entre as duas partes. Principalmente entre pessoas com grau de parentesco ou nas saídas de jovens”, explica Arena.

Ele ainda lembra um caso recente em Rio Claro, envolvendo enteada e padrasto. Nesse registro, a mãe teria saído para trabalhar e, ao retornar, sua filha havia se queixado de dores nas partes íntimas. “São crimes que ocorrem dentro de casa e dificultam a ação da Polícia Militar”, avaliou.

Já o delegado seccional Álvaro Santucci Noventa Júnior faz um alerta para a alteração da lei nesse tipo de crime no Código Penal. “O aumento também se justifica pela alteração da lei. Antes eram considerados estupros somente casos envolvendo a penetração. Com a alteração, outros tipos de assédio que não envolvam a conjunção carnal também entram nas estatísticas. Homens também passam a ser vítimas desse tipo de crime”, ressaltou.

Outros índices

Roubos de maneira geral reduziram-se em 14% na análise do comparativo: 640 registros no ano passado e 550 neste ano. Roubos de veículo também diminuíram: 165 ocorrências deste gênero em 2014 contra 126 neste ano, o que representa uma redução de 23%.

Furtos gerais tiveram uma leve redução de 3% na comparação entre os dois semestres – 1.241 queixas no ano passado contra 1.203 do mesmo período de 2015. Já furtos de veículo apresentaram significativa queda, com uma redução de 30%. “A diminuição em roubos e furtos de veículo é um resultado de operações específicas para reduzir esses índices, como a operação Carro Falso realizada pela Polícia Militar em conjunto com o Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado de Piracicaba.

Também houve a Operação de Fiscalização de Desmanches que ocorreu em todo o Estado, com a participação da PM, da Polícia Civil, do Detran, da Secretaria da Fazenda e da Perícia”, finaliza Arena. Ainda analisando os dois semestres, houve um aumento em delitos da categoria roubos de carga: 2 registros no ano passado contra 5 neste ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.