Anac diz que aviões produzidos hoje são em torno de 50% mais silenciosos do que eram há 20 anos

Lucas Calore

O município de Rio Claro conta há décadas com um aeroclube e a população está acostumada com o som emitido pelas pequenas aeronaves que sobrevoam o território. No entanto, há algumas semanas moradores de diversos bairros notaram um maior fluxo de aviões de grande porte para transporte de passageiros sobre a cidade e, consequentemente, uma maior emissão de ruídos.

“Percebi um fluxo maior após o dia 15 de junho, principalmente à noite, após as 22h, quando eu ia me deitar. Toda a noite eu ouvia passando e com um curto espaço de tempo ente um e outro. Antes desse horário eu não percebia muito porque a casa fica fechada e o barulho da TV acaba abafando o som”, relata Milene Ribeiro, moradora do bairro Jardim Novo.

De acordo com a moradora, sua mãe, que reside no Jardim Brasília, também notou a diferença. Outros leitores do JC e ouvintes da Rádio Excelsior Jovem Pan News, do Grupo JC de Comunicação, também entraram em contato para relatar a percepção da situação.

O que diz a Aeronáutica?

A reportagem entrou em contato com a Aeronáutica e questionou se houve algum tipo de alteração na rota de voos sobre Rio Claro, uma vez que o aeroporto mais próximo fica em Campinas, a cerca de 100 quilômetros, em Viracopos. Em nota enviada pela assessoria de imprensa, foi comunicado que não houve alteração recente no espaço aéreo na região da Cidade Azul. Ainda, reforçou que as aeronaves que operam em Viracopos, quando passam sobre o município de Rio Claro, estão em uma altitude que não causam impacto de ruído na região.

Entenda

A Anac – Agência Nacional de Aviação Civil informa que o ruído que causa incômodo depende de muitos fatores, como o tipo de aeronave que opera em determinado aeroporto (diversidade de motores), número de voos, trajetória do voo, incluindo os perfis de decolagem e de aterrissagem, procedimentos operacionais, época do ano e condições meteorológicas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia:

Grupo JC celebra 20 anos de revista

Rio Claro: tempo ensolarado e calor de 32°C hoje