A atividade conta as principais narrativas da História Negra do município e as contribuições do território para o Oeste Paulista na perspectiva afro-brasileira. Roteiro é realizado a pé pela região central. Foto: Robson Ribeiro.

A primeira Rota Afro do município de Rio Claro acontece neste sábado (11). O percurso turístico tem início às 9:30 horas e a saída do trajeto será em frente à Prefeitura de Rio Claro. A edição de lançamento do Rotas Afro em Rio Claro passa por pontos da região central: Jardim Público, Praça da Liberdade, São Benedito, Clubes Sociais Negros, além de contar histórias de personalidades negras da cidade e região.

O tour é feito a pé, um percurso tranquilo que percorre lugares e espaços importantes para a cultura e história da comunidade negra da cidade. O trajeto tem duas horas de duração e é ideal para crianças, jovens e adultos interessados em história, cultura ou passeios ao ar livre.

Foto: Robson Ribeiro

“O roteiro de Rio Claro é muito tranquilo e tem como foco principal comentar sobre os espaços de organização da comunidade negra, a cidade é um grande exemplo disso”, comenta Julia Madeira, fundadora da iniciativa.

O ‘Rotas Afro’ é um projeto que promove caminhadas turísticas e culturais no interior de São Paulo com o objetivo de contar as histórias negras dos territórios. Além da realização dos roteiros em Rio Claro, o projeto realiza os tours de afroturismo nas cidades de Piracicaba, Campinas e Vinhedo desde 2019 e atende escolas da rede pública e privada através do “Rota Afro nas Escolas”, que já atendeu mais de 300 alunos no último ano.

Foto: Robson Ribeiro 

A iniciativa conta ainda com a idealização e direção da produtora cultural Julia Madeira, com mediação e pesquisa do historiador Guilherme Oliveira e também a mediação da educadora Malu Santana. O time tem com objetivo atingir mais escolas e pessoas, aprimorar a pesquisa e colaborar com o resgate e a preservação do patrimônio negro no interior paulista através do afroturismo. Informações sobre valores na conta do projeto no Instagram @rotasafro e e-mail [email protected].