As fortes chuvas que atingiram Rio Claro nos últimos dias danificaram galeria de águas pluviais sob a Avenida Ulysses Guimarães, no trecho que dá acesso ao anel viário em Rio Claro. O problema causou o rompimento de adutora de esgoto instalada no local. Equipes da Secretaria Municipal de Obras e da empresa BRK Ambiental iniciaram os reparos na manhã desta terça-feira (31), acompanhados da Defesa Civil. Para realizar os trabalhos de recuperação, o trânsito em trecho do anel viário foi interditado perto do novo Fórum em direção ao bairro São Miguel.

“A medida visa garantir a segurança dos trabalhadores, motoristas e pessoas que circulam pelo local”, esclarece o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que acompanhou o início dos trabalhos nesta terça-feira, junto com o secretário de Obras, Paulo Roberto de Lima e o diretor da Defesa Civil, Wagner Araújo. “As equipes estão trabalhando para que o problema seja resolvido o quanto antes”, acrescenta Juninho.

Além dos danos na galeria e adutora, as chuvas também causaram rompimento do talude do terreno provocando deslizamento de grande quantidade de terra. Para evitar que a terra invadisse a via pública foi necessário fazer escoramento do talude. A Secretaria de Obras estuda a melhor forma de recuperar o talude.

“É uma obra complexa e de difícil resolução. Precisamos verificar a situação da compactação do terreno visto que o solo está muito encharcado em razão das chuvas e isso dificulta a movimentação de máquinas e homens para a realização dos reparos”, explica Lima.

Com relação ao rompimento da adutora de esgoto, a BRK Ambiental instalou uma bomba no local e desviou temporariamente o fluxo da rede para evitar que os dejetos sejam lançados no córrego Bandeirantes, que deságua no rio Ribeirão Claro, até que os reparos sejam concluídos.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.