No início da tarde desta terça-feira (12) o Departamento Autônomo de Água e Esgoto (Daae) de Rio Claro anunciou que está novamente paralisando a Estação de Tratamento de Água (ETA) 2. “A medida é necessária porque a turbidez da água que vem do Corumbataí está tão alta que não temos condições de tratar a água e distribuir com qualidade para a população”, explica Paulo Bortolotti, superintendente do Daae.

O município já fez contato com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), Promotoria de Meio Ambiente de Rio Claro e Gaema (Grupo de Atuação Especial do Meio Ambiente) de Piracicaba solicitando apoio na verificação das causas da elevada turbidez. A solicitação foi feita pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, que determinou urgência na apuração dos fatos e providências para que o abastecimento seja normalizado o quanto antes.

Na semana passada o mesmo procedimento teve que ser realizado, também pela alta turbidez da água. No final da tarde desta terça-feira, o Daae deverá anunciar previsão inicial para reativação da ETA 2.

A ETA 2, localizada na estrada que liga o Distrito Industrial ao distrito de Ajapi, é responsável pelo abastecimento de 60% do município de Rio Claro. Os outros 40% são abastecidos pela ETA 1, que fica no bairro Cidade Nova e capta água no Ribeirão Claro.

De acordo com Bortolotti, o índice de turbidez das águas do Corumbataí está inicialmente sendo considerado anormal. “Acreditamos que só o fator chuva não seria suficiente para deixar o rio dessa maneira. Por isso, vamos ampliar o monitoramento para identificar possíveis outros fatores”, informa. “A falta d’água é ruim, mas temos a responsabilidade de entregar uma água de qualidade para a população. Isso é questão de saúde pública”, acrescenta.

Técnicos do Daae, Vigilância Sanitária e Defesa Civil já iniciaram trabalho de campo para tentar identificar possíveis outras causas da turbidez do Corumbataí.

A paralisação pode resultar em baixa pressão ou interrupção temporária no fornecimento de água nos Distritos de Assistência e de Ajapi e nos bairros Mãe Preta, Grande Cervezão, Santana, Alto do Santana, Parque das Nações 1 e 2, Distrito Industrial, Vila Industrial, Arco-íris, Alan Grey, Vila Verde, Vila Nova, Vila Martins, Vila Olinda, Floridiana, Jardim América, Progresso 1 e 2, Guanabara, Palmeiras, Jardim das Flores, Bonsucesso, Village, Panorama, Maria Cristina, Cidade Azul, Jardim Azul, Boa Vista, Paulista 2, Centenário, Nova Rio Claro, Bandeirantes, Primavera, Jardim Portugal, Jardim Brasília, Jardim Karan, Figueira, Ipê, São Paulo, Jardim São João, Wenzel, Novo Wenzel, São Miguel, Santa Maria, Santa Elisa, Terra Nova, Recanto Paraíso, São Caetano, Parque Universitário, Parque São Jorge, Parque Residencial, Ipanema, Chácara Rupiara, Matheus Manieiro, BNH, Bom Retiro, Condomínio Residencial São Paulo Home, Residencial Florença, Residencial Regina Picelli, Águas Claras, Paineiras, Santa Clara 1 e 2 e Benjamin de Castro.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.