O trânsito na cidade de Rio Claro está a cada dia mais intenso. Na foto, registro da Avenida 32 (Imagem: NR DRONES)

O município de Rio Claro vai receber recursos da ordem de R$ 1 milhão do governo estadual, para a realização de obras e ações educativas de trânsito. O convênio para liberação do dinheiro foi assinado pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, em solenidade realizada nesta sexta-feira (29) no Palácio dos Bandeirantes em São Paulo. O município aderiu ao Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do governo estadual que visa reduzir pela metade os óbitos em ruas e estradas até 2020.

“É um programa importante que auxilia o município a fazer intervenções no trânsito de forma a torná-lo mais seguro e salvar vidas. Com esse aporte financeiro do governo estadual, a prefeitura poderá realizar projetos que seriam de difícil execução somente com recursos próprios do município”, comenta Juninho, ressaltando que mais do que intervenções viárias é preciso que as pessoas respeitem as leis de trânsito para diminuir o número de acidentes e vítimas fatais.

Os recursos liberados pelo governo do estado são provenientes de multas aplicadas pelo Detran (Departamento Estadual de Trânsito). Os municípios contemplados deverão aplicar o dinheiro em projetos elaborados com base nas informações do Infosiga SP (Sistema de Informações Gerenciais de Acidentes de Trânsito do Estado de São Paulo), banco de dados mensal sobre acidentes de trânsito em território paulista. “Esse programa visa salvar vidas. São 600 vidas que nós poupamos nos últimos doze meses e queremos diminuir ainda mais o número de mortes no trânsito”, disse o governador Márcio França. “Nosso objetivo é reduzir em 50% o número de mortes até 2020”, frisou Já o secretário estadual de Governo, Saulo de Castro.

Os projetos apresentados por Rio Claro para a obtenção dos recursos serão desenvolvidos em três etapas. A primeira será a revitalização da sinalização e melhorias nas ciclovias e ciclofaixas e instalação de novos semáforos em dez cruzamentos. A construção da Cidade Mirim será realizada na segunda etapa do projeto. A estrutura será construída no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) para ações de educação no trânsito que serão desenvolvidas com crianças. Na terceira fase está prevista a realização de campanha educativa com ênfase em motociclistas e pedestres.

“Já fizemos dezenas de intervenções viárias melhorando o tráfego em vários pontos da cidade. Com esses recursos vamos poder ampliar as ações para melhorar ainda mais a mobilidade urbana”, afirma Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário, que participou da solenidade em São Paulo com o comandante da Guarda Civil Municipal, Luís Fernando Godoy, e os diretores municipais de Segurança, Décio Soares Camargo Júnior e Túlio Zucolo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.