A prefeitura de Rio Claro vai aderir ao programa Florestas do Futuro da Fundação SOS Mata Atlântica, que prevê o reflorestamento e a recuperação de áreas ambientais com plantio de mudas de árvores nativas. O interesse pela parceria foi confirmado na segunda-feira (26) pelo prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria. “É um projeto interessante que será muito importante para Rio Claro, viabilizando a restauração de áreas degradadas sem custos para a prefeitura”, afirma Juninho da Padaria.

A parceria entre a prefeitura e a SOS Mata Atlântica deverá ser formalizada nas próximas semanas. A medida permitirá que o município liquide todos os termos de compromisso de recuperação ambiental com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), gerados por processos de licenciamento ou de fiscalização. Eles obrigam o município a restaurar áreas com o plantio de vegetação nativa. Com a parceria, o plantio obrigatório será feito pela Fundação SOS Mata Atlântica sem custos para o município. A estimativa é de que a prefeitura economize mais de R$ 1 milhão em plantios de árvores em matas ciliares nos próximos oitos anos.

“A parceria possibilita um enorme ganho ambiental para o município, com o plantio de um grande número de árvores nativas”, destaca o secretário municipal de Meio Ambiente, Antonio Penteado. O plantio será feito preferencialmente em áreas degradadas, de preservação permanente (APPs) e em áreas de matas ciliares no entorno de cursos d’água, como nascentes e rios. O número de árvores a serem plantadas será definido após estudos e concretização do projeto.

“Todo o trabalho será feito pela Fundação SOS Mata Atlântica, com mão de obra local. A prefeitura, através de estudos e projetos feitos pela Secretaria de Meio Ambiente, apontará as áreas de plantio”, explica Marcos Gaspar, diretor municipal de Manejo Florestal, que apresentou o projeto ao prefeito.

Essa é mais uma ação desenvolvida pela prefeitura dentro das diretivas do “Programa Município Verde Azul”, no qual o governo estadual premia as cidades paulistas que se destacam em gestão ambiental.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.