Divulgação 

A prefeitura de Rio Claro iniciou no fim de semana a campanha de vacinação antirrábica, gratuita, na área urbana. O resultado da ação realizada pelo Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) superou as expectativas. Foram vacinados 1.703 animais no sábado e domingo, sendo 1.438 cães e 265 gatos.

De acordo com o relatório do CCZ, no sábado (5), os bairros que registraram maior adesão dos proprietários de animais à campanha foram Residencial Vila Verde e Vila Cristina e, no domingo, Mãe Preta e Arco Íris.

O CCZ reforça a necessidade de cães de gatos serem vacinados. A raiva canina é considerada incurável, por isso é essencial a prevenção por meio da vacina. Além disso, pelo fato dos cães e gatos serem, em sua maioria, animais domésticos, são também os principais transmissores da doença para os humanos.  É preciso ficar atento aos sintomas para ter um diagnóstico rápido e evitar a disseminação da doença dentro de casa. Lembrando que os gatos são caçadores por natureza e o contato deles com morcegos pode levá-los a contrair a doença.

A campanha de vacinação contra a raiva segue até o dia 24 de setembro, sempre aos sábados e domingos, das 9 às 16 horas. A expectativa é vacinar 60% dos cães e gatos do município, estimados em 32 mil. Vale ressaltar ainda que o Centro de Controle de Zoonoses também vacina gratuitamente cães e gatos em sua unidade, no Distrito Industrial, de segunda a sexta-feira, das 7 às 16 horas.

Nos próximos sábado (12) e domingo (13) a campanha será realizada em 11 bairros. A lista completa com os locais e datas de vacinação pode ser conferida na página da Fundação Municipal de Saúde de Rio Claro no facebook e no site www.saude-rioclaro.org.br.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.