Rio Claro vacina contra a Covid em praça pública

Vacina Covida-19.

Para ampliar a cobertura vacinal contra a Covid e facilitar o acesso à vacina, Rio Claro inicia nesta quinta-feira (30) grande mutirão de vacinação em sua principal praça pública, na região central da cidade. Durante cinco dias a vacina contra Covid estará disponível no Jardim Público, próximo ao coreto, das 9 às 16 horas.

“Muitas pessoas transitam pelo Jardim Público diariamente e, nestes cinco dias, poderão aproveitar a oportunidade e atualizar a vacinação contra a Covid”, destaca Giulia Puttomatti, presidente da Fundação Municipal de Saúde, frisando que a vacinação é fundamental na prevenção à doença.

No local serão aplicadas todas as doses contra a Covid. “Pessoas a partir de 6 meses que estão com alguma dose pendente devem se vacinar”, destaca Fabyolla Lourenço, responsável pelo setor de imunização da Vigilância Epidemiológica.

Os esforços do município para ampliar a vacinação incluem ainda plantão de vacinação que será realizado nesta sexta-feira (31), das 7h30 às 21 horas, e no sábado (1º) das 9 às 15 horas. Neste caso, o atendimento será nas unidades básicas de saúde do Cervezão, Avenida 29 e Vila Cristina, onde também estarão disponíveis vacinas do calendário de rotina.

Público-alvo da vacinação Covid

A vacinação Covid é realizada em crianças a partir de 6 meses, com esquema vacinal composto por três doses. Crianças de 3 anos a 11 anos precisam tomar a dose de reforço, aplicada quatro meses após a segunda dose.

Adolescentes de 12 a 17 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e um reforço também aplicado quatro meses após a segunda dose. Pessoas de 18 a 59 anos devem ter ao menos duas doses iniciais de vacina e dois reforços, sendo o primeiro aplicado quatro meses após a segunda dose e o segundo reforço aplicado quatro meses após o primeiro reforço.

A vacina bivalente contra a Covid está sendo aplicada em gestantes e puérperas, trabalhadores da saúde, pessoas com deficiência permanente a partir dos 12 anos, idosos a partir de 60 anos e pessoas imunocomprometidas a partir de 12 anos. Também estão incluídos nos grupos prioritários para a bivalente a população privada de liberdade, funcionários do sistema prisional e pessoas que vivem em instituições de longa permanência e seus trabalhadores.

Para receber a dose da bivalente, é necessário que a pessoa já tenha tomado pelo menos duas doses de vacinas anteriores contra a Covid e o intervalo necessário da dose mais recente para o reforço com bivalente é de quatro meses.