A Campanha Nacional de Vacinação contra a Gripe prossegue em todo o País. Em Rio Claro, o número de pessoas vacinadas supera a média nacional. Dados da Vigilância Epidemiológica apontam que até sexta-feira (4) o município vacinou 12.955 pessoas, entre idosos, profissionais da saúde, crianças menores de cinco anos, gestantes e puérperas, que fazem parte dos grupos prioritários indicados para receber a vacina definidos pelo Ministério da Saúde.

O número representa cerca de 31% da meta a ser atingida que é de 42 mil pessoas. Até sexta-feira a média nacional de vacinação estava em 21,69%, quase dez pontos percentuais abaixo da média de Rio Claro. Neste ano, a vacina distribuída pelo governo federal protege contra os vírus H1N1, Influenza B e H3N2.

A partir desta quarta-feira (9), a campanha será ampliada com início de vacinação para pessoas portadoras de comorbidades, professores e pessoas no sistema prisional. O “Dia D” de vacinação será realizado no próximo sábado, dia 12 de maio, para todas as pessoas dos grupos prioritários tomarem a vacina.

Em Rio Claro a vacinação é feita em 18 salas localizadas nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) e Unidades de Saúde Família (USF). Os horários de vacinação são de segunda a quinta-feira, das 07h30 às 15h30 e de sexta-feira, das 07h30 às 13h30 (USF) e de segunda a sexta-feira, das 07h30 às 15h30 (UBS). A lista com endereços e telefones das unidades de saúde pode ser consultada no site www.saude-rioclaro.org.br.

Além de tomarem a vacina, as pessoas podem se prevenir contra a gripe com atitudes simples, como  evitar contato muito próximo com pessoa infectada; lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; sempre que possível ter um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos sempre estejam esterilizadas; não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros; evitar locais fechados ou com muitas pessoas.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.