Rio Claro ultrapassou a meta e aplicou 8.852 doses de vacinas contra a pólio e 8.759 contra o sarampo. Em ambos os casos, atingiu cerca de 98% do público-alvo, acima dos 95% estabelecidos pelo Ministério da Saúde. A meta foi ultrapassada com a realização, no sábado (1), de mais um Dia D de vacinação. “Precisamos destacar o excelente trabalho das equipes da secretaria de Saúde e o envolvimento e conscientização dos pais, que colocaram Rio Claro como destaque nessa campanha de vacinação”, comenta o secretário municipal de Saúde, Djair Francisco.
Rio Claro ultrapassou a média de vacinação no estado de São Paulo, que por enquanto é de 84% – ainda falta imunizar mais de 300 mil crianças paulistas. Até a manhã de segunda-feira (3), em todo o País, a média de vacinação era de 86% e ainda precisavam ser vacinadas mais de 1,1 milhão de crianças.
A campanha nacional começou no dia 4 de agosto e, mesmo tendo ultrapassado a meta, Rio Claro continuará disponibilizando as vacinas contra a pólio e o sarampo, seguindo a prorrogação da vacinação até 15 de setembro determinada pela Vigilância Epidemiológica estadual. As aplicações no município continuam sendo feitas em todas as Unidades Básicas de Saúde e Unidades de Saúde da Família. Os endereços podem ser consultados pela internet no endereço eletrônico http://www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.
Estão sendo vacinadas contra a poliomielite e contra sarampo crianças de 1 ano a 4 anos, 11 meses e 29 dias. A vacina tetra viral (contra sarampo, caxumba, rubéola e varicela) está sendo aplicada apenas em crianças de um ano e três meses.
Os adultos que possuam apenas uma dose ou nenhuma da vacina tríplice viral devem procurar uma das unidades de saúde de Rio Claro para a atualização da carteira de vacina. A aplicação dessa vacina em adultos é feita regularmente nos postos de vacinação de Rio Claro durante todo o ano. Mais informações podem ser obtidas na Vigilância Epidemiológica pelo telefone 3532-3793.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.