Conscientizar para prevenir. Com esse objetivo, a secretaria municipal de Saúde de Rio Claro, por meio do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), realiza o Dia D de Combate ao mosquito Aedes aegypti. A ação será realizada no Jardim Público, no sábado (10) das 10 às 14 horas. Estão programadas várias atividades, inclusive para as crianças, em parceria com o Grupo dos Bandeirantes de Rio Claro. Haverá pipoca e algodão doce gratuitos, além da distribuição de material informativo pelos agentes do CCZ.

Equipes darão orientações de como a população pode e deve fazer a sua parte no combate à proliferação do mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus.

“O combate ao mosquito é prioridade na nossa gestão. A definição do Dia D e também os mutirões que realizamos todos os sábados nos bairros de Rio Claro com visitas dos agentes casa a casa numa grande mobilização, demonstra o nosso empenho e preocupação no combate ao Aedes para que possamos evitar todas as doenças causadas por ele”, afirmou o secretário de Saúde Djair Francisco.

Com a chegada do calor e das chuvas, o mês de outubro foi marcado pela retomada dos mutirões de combate ao mosquito Aedes aegypti em Rio Claro. Em três ações, a Fundação Municipal de Saúde, por meio dos agentes do Centro de Controle de Zoonoses (CCZ), retirou um total de 3.630 quilos de entulhos, pneus velhos, restos de móveis, lixo, entre outros itens que servem de potenciais criadouros ao mosquito transmissor da dengue, chikungunya e zika vírus. Todo esse material foi retirado de apenas quatro bairros: Santa Elisa, Panorama, Recanto Paraíso e Paineiras. As ações contaram com o apoio da equipe da secretaria de Meio Ambiente com o caminhão Cata Bagulho.

A mais recente Análise de Densidade Larvária (ADL) realizada de 1 a 15 de outubro pelo Centro de Controle de Zoonoses de Rio Claro novamente apontou que o município está em estado de alerta com relação à proliferação do mosquito Aedes aegypti. A Secretaria de Saúde alerta para que a população fique atenta e elimine qualquer potencial criadouro do mosquito.

Entre as principais recomendações estão manter bem tampados caixas, tonéis e barris de água; colocar o lixo em sacos plásticos e manter a lixeira sempre bem fechada; não jogar lixo em terrenos baldios. Garrafas de vidro ou plástico, se guardadas, devem ser mantidas sempre com a boca para baixo, e não se deve deixar a água da chuva acumular sobre a laje ou em calhas entupidas. Os pratinhos ou vasos de plantas devem ser eliminados ou preenchidos com areia até a borda e, em casos de armazenamento de pneus velhos em casa, toda a água deve ser retirada e os pneus mantidos em locais cobertos, protegidos da chuva. Frequentemente é necessário limpar as calhas, evitando que galhos e folhas possam impedir a passagem da água.

 

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Notícias:

Parceria CIEE/Conecta abre vagas para jovens

Rio Claro tem 975 casos de dengue