Rio Claro tem 40 vagas para dois cursos profissionalizantes com 20 vagas cada, oferecidos pelo programa Via Rápida Emprego, do governo estadual. Além das aulas gratuitas de operador de caixa e de recepção e atendimento, os selecionados também poderão receber bolsa-auxílio de R$ 210,00. As inscrições terminam no dia 5 de novembro (sexta-feira) e podem ser feitas no endereço www.viarapida.sp.gov.br.

“Neste momento em que a economia começa a se reestruturar mas ainda sofre os efeitos da pandemia, oportunidades como essa são excelentes alternativas de renda e recolocação no mercado de trabalho”, destaca o secretário municipal de Governo, Desenvolvimento Econômico e Planejamento, Anderson Christofoletti.

A iniciativa da Secretaria Estadual de Desenvolvimento Econômico tem parceria com a prefeitura de Rio Claro. As aulas começam no próximo dia 16. Os cursos são de curta duração, totalmente gratuitos, disponíveis no formato remoto com aulas ao vivo, no modelo de Ensino à Distância (EAD).

Podem se inscrever candidatos e candidatas que tenham idade mínima de 16 anos e alfabetizados. Caso o número de inscritos seja superior ao número de vagas, serão priorizadas as pessoas desempregadas, com baixa renda e com deficiência.

A convocação dos candidatos selecionados ocorrerá por e-mail. Para receber o certificado, o aluno deve ter ao menos 75% de presença nas aulas.

Bolsa-auxílio

Os estudantes matriculados nos cursos de qualificação do programa Via Rápida recebem uma bolsa única de R$ 210 para ajuda em despesas durante a realização do curso. O auxílio é disponibilizado aos alunos que cumprem os requisitos e estejam frequentes após 10 dias de aula. O pagamento é feito por código bancário, que o estudante usa para sacar em caixas eletrônicos do Banco do Brasil e da Rede 24 horas.

Para receber a bolsa-auxílio, além de ser desempregado e estar frequente no curso, o estudante não pode estar recebendo seguro-desemprego ou outros auxílios da Secretaria de Desenvolvimento Econômico.

Mais informações sobre o assunto podem ser solicitadas no Posto de Atendimento ao Trabalhador (PAT) de Rio Claro, na Rua 6, 676, entre as avenidas 9 e 11, Centro. O telefone é 3524-0504.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.