Depois de uma semana sem novos registros de dengue, boletim semanal divulgado nesta sexta-feira (8) pela Secretaria de Saúde de Rio Claro aponta quatro novos casos da doença no município. Neste ano o município confirmou 190 casos de dengue, além de cinco casos de chikungunya. Não foram registrados casos de febre amarela e zika vírus neste ano em Rio Claro. As quatro doenças são transmitidas pelo Aedes aegypti.

Para evitar a proliferação do mosquito, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos. Para que o trabalho seja efetivo, a Secretaria de Saúde alerta a população para a importância do envolvimento de todos no combate ao mosquito.

O Aedes aegypti se reproduz em água parada. Por isso, é essencial eliminar os recipientes e manter os quintais sempre em ordem, sendo que o acúmulo de lixo e materiais inservíveis favorece a proliferação do mosquito da dengue.

Algumas ações da comunidade são fundamentais no combate ao Aedes, entre elas colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; tampar baldes e bacias; manter pneus em local coberto; deixar garrafas com a boca virada para baixo; limpar calhas para não acumular água; tratar água de piscina e fontes com produtos adequados; limpar e manter caixas d’água bem fechadas; e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.