Rio Claro realiza nesta quinta e sexta-feira (3) mutirão de vacinação contra a Covid nas quatro unidades básicas de saúde do município. O atendimento será das 7h30 às 21 horas e todas as doses contra a Covid estarão disponíveis.

Rio Claro realiza nesta quinta e sexta-feira (3) mutirão de vacinação contra a Covid nas quatro unidades básicas de saúde do município. O atendimento será das 7h30 às 21 horas e todas as doses contra a Covid estarão disponíveis.

O município de Rio Claro está em alerta para a vacinação contra a Covid-19. Isso porque nesta semana uma nova variante da ômicron (BQ.1.1) foi registrada na capital paulista. Uma mulher de 72 anos, com comorbidades, morreu em decorrência da doença, segundo a Secretaria de Estado da Saúde de São Paulo. Diante do fato, as secretarias municipais de saúde estão reforçando pedido para que a população complete o esquema vacinal contra o coronavírus.

Em Rio Claro, no entanto, é grande o número de faltosos. A cidade tem 90.529 pessoas com dose pendente da vacina contra a Covid, sendo que 11.741 estão em atraso com a segunda dose; 44.632 não tomaram a primeira dose de reforço; 33.521 deixaram de tomar a segunda dose de reforço; e 635 pessoas vacinadas com a Janssen não compareceram para o terceiro reforço.

“A variante já está circulando na capital. Estamos acompanhando. Ainda não tivemos aumento do fluxo de pacientes. Estamos com muitos casos de síndrome gripal, o que é normal diante da mudança de clima, é sazonalidade da chegada do verão. Existe a nova variante. E é questão de dias para chegar ao interior”, comenta a presidente da Fundação Municipal de Saúde, Giulia Puttomatti, ao JC. A nova cepa foi identificada pela Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz). De acordo com a secretaria, os casos estão sob investigação epidemiológica das vigilâncias municipal e estadual.

O mais recente boletim epidemiológico, emitido nessa sexta-feira (11), aponta que Rio Claro continua sem internados por Covid. O dado inclui leitos de enfermaria e UTI das redes de saúde pública e particular. Nesta semana o município registrou quatro novos casos de Covid. O total de casos nesta pandemia é de 32.321, sendo que 31.650 pessoas estão recuperadas. Rio Claro aplicou nesta campanha de vacinação contra a Covid 538.930 doses. Percentualmente, 94,72% da população rio-clarense recebeu ao menos uma dose de vacina contra a Covid.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.