Rio Claro registrou nesta semana dois novos casos de dengue. Antes disso, os casos mais recentes haviam sido registrados no boletim do dia 13 de agosto. O total de casos de dengue registrados neste ano é de 182, além de cinco casos de chikungunya. Ambas as doenças são transmitidas pelo mosquito Aedes aegypti, que também é vetor de zika vírus e febre amarela, que não tiveram registro neste ano no município.

Para evitar a proliferação do Aedes, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio do Centro de Controle de Zoonoses, realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos. A população também deve fazer a sua parte e eliminar os recipientes que possam ser usados como criadouros pelo mosquito transmissor, que se reproduz em água parada. Tudo o que pode acumular água deve ser removido. Manter os quintais e terrenos limpos é também muito importante.

Algumas outras ações da comunidade são fundamentais, entre elas colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas; tampar baldes e bacias; manter pneus em local coberto; deixar garrafas com a boca virada para baixo; limpar calhas para não acumular água; tratar água de piscina e fontes com produtos adequados; limpar e manter caixas d’água bem fechadas; e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão. O descarte correto de materiais é outra ação essencial na luta contra o mosquito.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.