Com mais nove casos de dengue na última semana, Rio Claro chegou a 34 casos neste ano. Os números estão no mais recente boletim da Vigilância Epidemiológica e confirmam a necessidade da população redobrar os cuidados para evitar a proliferação do mosquito Aedes Aegypti, que também transmite febre amarela, zika vírus e chikungunya, esta última doença com um caso, importado, confirmado no município.

As precauções incluem eliminar os criadouros para reduzir a quantidade do inseto circulando no município. Como o Aedes se reproduz em água parada, retirar potenciais recipientes é essencial. Além de remover tudo o que pode acumular água, é igualmente necessário manter os quintais e terrenos limpos.

Para evitar a proliferação do mosquito da dengue, a Secretaria Municipal de Saúde realiza ações preventivas que incluem visitas casa a casa, nebulização e vistorias em pontos estratégicos. Essas atividades estão sendo realizadas tomando-se todos os cuidados sanitários necessários devido à pandemia do coronavírus.

Outras orientações do setor municipal de saúde de Rio Claro à comunidade é adotar ações como colocar areia nos pratinhos dos vasos de plantas, tampar baldes e bacias, manter pneus em local coberto, deixar garrafas com a boca virada para baixo, limpar calhas para não haver acúmulo de água, tratar água de piscina e fontes com produtos adequados, limpar e manter caixas d’água bem fechadas e lavar regularmente os bebedouros de animais com água e sabão.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.