Estão sendo realizados no município de São Sebastião os 84º Jogos Abertos “Horácio Baby Barioni”, de 5 a 15 de outubro, com cerca de 15 mil atletas de 200 cidades que estão em ação em 28 modalidades. O número de municípios participantes já superou o da última edição, que ocorreu no ano de 2019, em Marília, e teve 189 cidades.

Os atletas estão alojados nas duas vilas olímpicas e nas quase 50 escolas da cidade. Rio Claro conta com 181 atletas em 13 modalidades na disputa. Nesses primeiros dias foram disputadas as seguintes modalidades: boxe, basquetebol, ciclismo, damas, futebol de campo, handebol, karatê, malha, tênis e vôlei de praia. Por serem realizados no Estado de São Paulo, os Jogos Abertos têm grande prestígio e sempre contam com a participação de muitos atletas profissionais, que usam os Jogos como ranking.

“Fomos privilegiados para os Jogos Abertosm já que fomos para São Sebastião antes do início para ver toda estrutura para os nossos atletas e conseguimos escolher uma boa escola para alojamento perto de tudo que é necessário para atender todos os atletas e nossa delegação para que possam ter tudo ao alcance”, disse o secretário Yves Carbinatti

Vitórias no handebol

Na estreia do handebol nos 84º Jogos Abertos, equipe de handebol masculino de Rio Claro venceu a tradicional equipe de Franca por 30 a 21. A partida foi realizada no ginásio de Juquehy. Depois da vitória na primeira partida dos Jogos Abertos de 2022 contra a equipe de Franca, a equipe de handebol de Rio Claro enfrentou, pela segunda rodada a equipe de Guarujá, e venceu por 41 a 8, garantindo a classificação para as quartas de final da competição.

Basquete

O Basquete de Rio Claro enfrentou a equipe Jundiaí, no ginásio CAE Pontal, no primeiro jogo da competição, e venceu por 79 a 65. A equipe de basquete masculino de Rio Claro perdeu a segunda partida dos Jogos Regionais para Cravinhos, por 57 a 48. O jogo foi realizado no CAE Pontal. É a primeira derrota da equipe na competição, que na estreia venceu Jundiaí por 79 a 65.

Boxe estreia com classificações e derrota

Pela categoria juvenil até 57 quilos, o atleta de Rio Claro, Jhonatan Nogueira, venceu Paulo Brito, de Mogi das Cruzes.

Nas oitavas de final, na categoria elite masculino até 60 quilos, Matheus Boneti, de Rio Claro, venceu Breno dos Santos, de São Vicente. Também pelas oitavas, mas na categoria até 69 quilos, Eduardo Martins perdeu para Edson de Jesus, de São José dos Campos.

Damas estreia com derrotas

A cidade de Rio Claro está presente nas categorias sub-21 masculina e feminina de damas. A equipe masculina enfrentou a cidade de Itapevi e, mesmo com um empate na primeira partida do primeiro tabuleiro, o match terminou 8×0 para a equipe adversária.

A equipe feminina enfrentou a cidade de São José do Rio Preto e também saiu derrotada. Após empate na primeira partida do primeiro tabuleiro, o match terminou 8×0 para a equipe adversária.

Futebol feminino perde na estreia

A equipe de futebol feminino de Rio Claro, campeã nos Jogos Regionais de 2022, estreou com derrota nos Jogos Abertos. A partida, disputada no Campo da Gaivota, na praia de Boraceia, terminou 5 a 0 para a equipe de Pindamonhangaba.

Quem foi Horácio “Baby” Barioni

Horácio “Baby” Barioni nasceu em São Paulo no ano de 1906, foi cronista esportivo, dirigente e ex-atleta de basquete. Além disso, foi um dos criadores do Departamento de Educação Física e Esporte de São Paulo (DEFE), embrião da atual Secretaria de Esportes.

O idealizador dos Jogos Abertos Horácio Baby Barioni, conhecido também como Jogos Abertos do Interior, se casou com Ester Ferreira Barioni em uma união que durou 40 anos, com quem teve duas filhas: Aurea Barioni Nieri e Edna Barioni.

Barioni morreu aos 61 anos, vítima de problemas cardíacos. Desde 2003, os conhecidos e tradicionais Jogos Abertos passaram a se chamar Jogos Abertos Horácio Baby Barioni. A competição começou como um torneio de basquete entre cidades, sediada na cidade de Monte Alto, no interior paulista.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Esportes:

Jucielen vence bicampeã nos EUA