O trabalho preventivo continua sendo realizado pelas equipes de combate à dengue

Ednéia Silva

No ano passado, Rio Claro enfrentou a pior epidemia de dengue de sua história, com 17.577 casos positivos, por isso começou 2016 intensificando as ações de combate ao mosquito Aedes aegypti, que transmite a dengue, a chikungunya e o zika vírus. Até o momento, o município tem 15 casos confirmados de dengue, 112 casos suspeitos e nenhum caso positivo ou suspeito de chikungunya e zika vírus.

O trabalho preventivo continua sendo realizado pelas equipes de combate à dengue
O trabalho preventivo continua sendo realizado pelas equipes de combate à dengue

Esses dados são referentes ao ano dengue, que começou no dia 1º de julho e vai até junho deste ano. No entanto, segundo a Vigilância Epidemiológica, o alerta continua. A população deve eliminar os criadouros do mosquito. A fiscalização deve ser diária, visto que por causa das chuvas o risco de proliferação é grande. No ano passado, Rio Claro também começou com poucos casos, mas depois enfrentou epidemia.

Em janeiro de 2015 o município tinha confirmado 55 casos de dengue. Uma semana depois já eram 208 casos. No início de fevereiro, a VE anunciou que a cidade estava enfrentando um surto da doença com 383 confirmações. No dia 14 o número de casos já atingia 1.074. No final de fevereiro já eram 1.800 casos e no dia 20 de março 5.862. Uma semana depois, 7.518. Em abril o município já tinha 11.830 casos, em maio 14.763 até atingir 17.577, que fechou o ano dengue.

Veja mais:

>>> Dengue: Fundação de Saúde capacita equipes de combate

>>> Rio Claro gastou R$ 2,5 milhões com dengue em 2015

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.