Rio Claro sedia treinamento estadual para preparar municípios paulistas para emergências durante chuvas intensas. Foto: Divulgação/PMRC

Representantes de 35 municípios paulistas participam do 8º Treinamento São Paulo Sempre Alerta Chuvas, com foco em redução de desastres

Rio Claro é palco do 8º Treinamento São Paulo Sempre Alerta Chuvas, que reúne representantes de 35 municípios paulistas para capacitação em proteção e Defesa Civil. O evento, que começou na quinta-feira (28) e termina nesta sexta-feira, visa preparar agentes e gestores municipais para atuarem de forma efetiva durante o período de chuvas intensas.

Foto: Divulgação/PMRC

“Devemos estar preparados para o período de chuvas intensas, e a informação e orientação aos moradores são importantíssimas”, destacou a diretora estadual de Proteção e Defesa Civil, Cláudia Andréia Bemi. Segundo ela, o estado de São Paulo já registrou óbitos causados por enchentes e inundações, mesmo antes do início do período das chuvas de verão.

O treinamento é organizado pela Coordenadoria de Proteção e Defesa Civil do Estado de São Paulo, em parceria com representantes regionais e a prefeitura de Rio Claro. A capacitação inclui aulas sobre condições meteorológicas ministradas pelo Climatempo, além de orientações sobre o Mapa Comunitário de Risco e a criação de Núcleos de Proteção e Defesa Civil (Nupdecs).

Foto: Divulgação/PMRC

O Corpo de Bombeiros também oferece instruções em atendimento pré-hospitalar básico em desastres, enquanto técnicos do Instituto de Pesquisas Ambientais (IPA) e do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) realizam análises de solo e vistorias de campo.

“Esse treinamento é fundamental para reduzir riscos de desastres durante as chuvas de verão”, afirmou Danilo Kuroishi, diretor da Defesa Civil de Rio Claro.

Além de Rio Claro, participam representantes de municípios como Limeira, Pirassununga, Jundiaí, Americana, Brotas, Leme, e muitos outros, abrangendo sete regiões do estado que operam os planos preventivos de Defesa Civil.

Com ações integradas e foco em prevenção, o treinamento reforça a importância da preparação para minimizar os impactos das chuvas nas comunidades.