Divulgação

No primeiro domingo de outubro, dia 8, será realizado em Rio Claro o evento “Bike Livre”, a partir das 8 horas, na Avenida Presidente Kennedy. O “Bike Livre” será um grande passeio ciclístico, que terá também outras atividades pela manhã e tarde, sem cobrança de ingresso aos participantes.

O objetivo das atividades, que contarão também com apresentações musicais, serviços de saúde e brinquedos infantis, é estimular a prática de atividade física. A Avenida Kennedy será interditada ao trânsito para garantir a segurança dos participantes e terá ainda praça de alimentação com food trucks.

A ação é uma parceria da EPTV com Prefeitura de Rio Claro, que envolverá as secretarias municipais dos Esportes e Turismo (Setur), Segurança e Saúde. A tradição dos rio-clarenses no uso da bicicleta foi uma das motivações para a organização do evento.

Para o secretário de Esportes e Turismo, Ronald Teixeira Penteado, o evento “Bike Livre”, além de proporcionar um dia de lazer à comunidade, vai destacar a importância das atividades físicas para a melhoria da qualidade de vida. “Será um dia de descontração, com apresentações musicais, serviços de saúde, espaço para as crianças brincarem”, enumera. “Toda a comunidade está convidada, chamem os amigos e a família para comparecerem com sua bicicleta ao local do evento”, destaca.

O itinerário do passeio ciclístico, que percorrerá distância de 4,5km, terá concentração na Avenida Presidente Kennedy, passando pela João Polastri até a Avenida 61, retornando pela Avenida Marginal 1 e encerrando no ponto de partida, na Kennedy. “Faremos a sinalização do trajeto e o fechamento de alguns cruzamentos de vias públicas para que os ciclistas pedalem com tranquilidade”, informa Adilson Marques, diretor de Mobilidade Urbana. A Guarda Civil Municipal auxiliará nesse trabalho.

Os primeiros mil participantes que retirarem o comprovante de participação nos estabelecimentos patrocinadores, que são Mercado da Qualidade e Contato Construções, poderão trocar por uma camiseta no dia do evento.

De acordo com o chefe de gabinete da secretaria municipal de Saúde, Antonio Archangelo, o público que comparecer ao evento terá acesso a alguns serviços gratuitos de saúde, como a aferição de pressão e o teste rápido de HIV.

O secretário Ronald Penteado informa ainda que a ideia é que o evento ocorra todos os anos. “Visando o incentivo da prática esportiva, o objetivo é que o passeio ciclístico se torne anual, com o auxílio de parceiros dispostos também a estimular os participantes na busca por uma vida mais saudável”, planeja o secretário.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.