Desfiles acontecerão nos dias 6, 7 e 9 de fevereiro

FOTO DE ARQUIVO

A realização de festas de rua ou desfiles de escolas de samba no Carnaval do ano de 2022 ainda é dúvida na Região Metropolitana de Piracicaba. Formada no meio do ano através de nova lei estadual, a RMP é composta por 26 municípios, incluindo Rio Claro. Nessa terça-feira (23), uma reunião do Conselho de Desenvolvimento foi realizada e a pauta carnavalesca foi um dos assuntos debatidos.

O prefeito Adinan Ortolan, de Cordeirópolis – cidade que ganhou protagonismo no evento nos últimos anos na microrregião – afirmou que nos próximos dias deverá haver uma decisão em conjunto entre os municípios. “Vamos ter uma decisão comum de todas as cidades da região, provavelmente haverá uma decisão única. A tendência é de não realização”, declarou. Segundo Ortolan, “as decisões não são mais isoladas, mas têm impacto regional importante”, acrescentou.

O município de Rio Claro, que tem avançado nas articulações junto à União das Escolas de Samba (Uesca) para o retorno dos desfiles no próximo ano, foi representado na reunião pelo secretário de Governo e Desenvolvimento Econômico, Anderson Christofoletti.

“Foram discutidos apenas os prós e contras por conta da preocupação da pandemia. Cada município deverá fazer estudo local e depois se manifestar. Não há decisão. Os estudos de viabilidade estão feitos. A ideia é um parecer da maioria, que é o que o Conselho vai encaminhar”, afirmou Christofoletti.

Na segunda-feira (22), representantes das agremiações se reuniram com o Poder Executivo. As escolas cobram da administração municipal apoio para a realização dos desfiles dentro do que é possível se fazer diante da pandemia da Covid-19. O prefeito Gustavo Perissinotto e os secretários Dalberto Christofoletti (Cultura) e Yves Carbinatti (Turismo) participaram. Trabalha-se com uma ideia de ser fazer apenas um dia de desfiles.

RIO CLARO

Escolas de samba defendem retorno mediante cuidados sanitários para valorizar o histórico do Carnaval rio-clarense

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.