No sábado, dia 18, a prefeitura de Rio Claro realiza no município o segundo Dia D na mobilização nacional contra a poliomielite e o sarampo. A Secretaria Municipal de Saúde vacinará crianças de um ano a menores de cinco, em todas as Unidades de Saúde da Família, Unidades Básicas de Saúde, Cead (Centro de Especialidades e Apoio Diagnóstico) e também na unidade central da pasta, na Avenida 2 entre ruas 3 e 4, sempre das 8 às 17 horas.

 Para chamar a atenção das crianças que forem até a unidade no Centro, um trenzinho fará passeios das 9 às 13 horas, fazendo pequenos percursos com as crianças e os pais. O personagem Zé Gotinha, símbolo das campanhas de vacinação, também estará no local tirando fotos e distraindo os pequenos. Depois das 13 horas o Zé Gotinha irá para as demais unidades de saúde receber as crianças.

Além do chamado Dia D, as atividades de vacinação prosseguem até o próximo dia 31. Na quarta-feira (15), equipe da Vigilância Epidemiológica e o Zé Gotinha estiveram na Escola João Batista Maule, no distrito de Assistência, realizando a imunização. Na quinta-feira (16), estarão na escola municipal Dom Pedro 1º e, no dia 21, na escola Paulo Koelle.

O Ministério da Saúde iniciou a vacinação no dia 6 de agosto. A meta do governo federal é vacinar, pelo menos, 95% das 11,2 milhões de crianças e diminuir a possibilidade de retorno da pólio e reemergência do sarampo.

Em Rio Claro a Secretaria Municipal de Saúde conta com as parcerias do Rotary Club e da Faculdade Asser na mobilização do Dia D, no próximo sábado. É importante que os pais não se esqueçam de levar a carteirinha de vacinação dos filhos e apresentá-la nos postos de saúde. Os endereços podem ser consultados no site www.saude-rioclaro.org.br/enderecos.htm.

Seguindo determinação do Ministério da Saúde, devem receber vacinas contra a poliomielite e a tríplice viral crianças de um ano a quatro anos, 11 meses e 29 dias. A tetra viral está sendo aplicada apenas em crianças de um ano e três meses.

Os adultos que possuam apenas uma dose ou nenhuma da vacina tríplice viral devem procurar uma das unidades de saúde de Rio Claro para a atualização da carteira de vacina. A aplicação dessa vacina em adultos é feita regularmente nos postos de vacinação de Rio Claro durante todo o ano.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.