Rio Claro recebeu nesta sexta-feira (26) mais 2.900 doses de vacinas “Oxford/AstraZeneca” e, desta forma, na segunda-feira (1º de março) a Secretaria Municipal de Saúde irá reiniciar a vacinação de idosos. Assim que receber uma nova grade de vacinas “Coronavac/Butantan”, imediatamente iniciará também a aplicação das segundas doses em atraso.

A Vigilância Epidemiológica do Município esclarece que a vacina “Coronavac/Butantan” foi licenciada para ser usada em duas doses, com intervalo de três a quatro semanas entre a primeira e a segunda dose. Intervalos maiores do que o preconizado não foram estudados e, por isso, não são recomendados na rotina de vacinação. Todos os profissionais de saúde da “linha de frente” já receberam essa segunda dose. Infelizmente, o município não recebeu a grade de vacinas “Coronavac/Butantan” destinada à segunda dose de uma parte dos trabalhadores de saúde que não são da “linha de frente”.

A Secretaria Municipal de Saúde ressalta que está seguindo todas as orientações do Plano Estadual de Imunização (PEI) em relação à distribuição de doses, e até esta semana a orientação do Ministério da Saúde era que não haveria a necessidade de guardar a segunda dose de vacina ao fazer a primeira dose.

Sabe-se que, no caso de outras vacinas inativadas, nunca há perda da primeira dose em ocasionais atrasos da segunda dose. Baseado neste conhecimento, espera-se que não haja prejuízos com o atraso da Secretaria de Estado de Saúde e Ministério da Saúde na entrega da segunda dose da vacina “Coronavac/Butantan” para Rio Claro.

A Secretaria Municipal de Saúde explica que as 2.900 doses de vacinas “Oxford/AstraZeneca”  recebidas por Rio Claro no final da manhã desta sexta-feira (26) em Piracicaba não podem ser utilizadas como segunda dose para quem recebeu a vacina “Coronavac/Butantan”. A orientação do governo estadual é para que sejam destinadas como a primeira dose para idosos acima de 80 anos.

Para a retomada da vacinação de idosos em Rio Claro, na próxima segunda-feira (1º), a Secretaria Municipal de Saúde solicita que todos estejam atentos às recomendações, em especial:

● A partir de segunda-feira, dia 1º de março, idosos de 80 anos ou mais ainda não vacinados devem procurar a unidade de saúde mais próxima da sua residência para serem vacinados. A lista das 20 unidades vacinadoras está disponível nos sites da Fundação Municipal de Saúde e da Prefeitura de Rio Claro.

● Na região central da cidade haverá parceria da prefeitura com dois hospitais da saúde suplementar do município (Santa Casa e Santa Filomena), que vacinarão qualquer idoso com 80 anos ou mais, mesmo aqueles sem convênio.

● Para a vacinação de idosos serão fornecidas senhas conforme ordem de chegada no local de vacinação. A numeração da senha poderá definir também a ordem de atendimento dos idosos, caso tenhamos muitas pessoas para vacinar.

● Não há obrigatoriedade, mas ao fazer o cadastro antecipado no sistema “VacinaJá” o idoso terá seu atendimento agilizado, diminuindo possíveis filas na hora da vacinação.

● Para ser vacinado o idoso deve apresentar documento com foto que comprove a idade (CNH ou carteira de identidade), CPF e “Cartão SUS”.

● Durante todo o atendimento para vacinação, o idoso e seu acompanhante devem permanecer de máscara e manter distanciamento de outras pessoas.

Contamos com a colaboração de todos.

A pandemia não acabou.

Rio Claro, 26 de fevereiro de 2021.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.