De acordo com o técnico do Ceapla, o registro da temperatura de 33,9°C acontece em estação próxima ao antigo Horto Florestal

A temperatura alcançou 33,9°C. Imagem ilustrativa.

Rio Claro registrou no último domingo, dia 26, a maior temperatura deste ano, 33,9°C segundo informações de Carlo Burigo, responsável pelo Centro de Análise e Planejamento Ambiental (Ceapla), da Unesp/ Prefeitura de Rio Claro. A medição acontece na estação localizada próxima ao antigo Horto Florestal.

“É a temperatura mais alta registrada neste ano, isso se deve por conta de uma frente fria que chegou nesta madrugada e quando há esse avanço há o aquecimento pré-frontal, trazendo todo esse calor e nesta madrugada tivemos uma chuva de 7,6 mm”, explica Burigo.

QUEDA

Ainda segundo Burigo, essa frente fria atuou na segunda-feira (27) pelo Estado de São Paulo e a partir de hoje, terça, segue para o Rio de Janeiro.

“Para quinta ou sexta-feira deveremos ter uma queda de temperatura, pois atrás de uma frente fria vem uma massa de ar polar, devendo derrubar essas máximas”, aponta o profissional.

CHUVAS

Sobre as chuvas em 2023, até o momento, Ceapla já registrou 800 milímetros. De acordo com Burigo, em 2022, esse número foi alcançado somente no primeiro semestre do mês de setembro.

E vem mais chuva nesta semana! A previsão é de pancadas no final da tarde de terça e quarta-feira.

Tags: , ,

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.