Recente onda de calor alertou para falta de arborização, mas as remoções de árvores seguem nos projetos do município

Rio Claro, vista aérea. Foto: Prefeitura Municipal de Rio Claro

Rio Claro registrou, até o mês de outubro, crescimento 242% maior no saldo de empregabilidade do que em todo o ano passado. Dados atualizados nessa terça-feira (28) pelo Caged (Cadastro Geral de Empregados e Desempregados) do Ministério do Trabalho apontam que em 2023 o saldo é positivo, com 2.256 empregos, enquanto em todo o período de 2022 foi de apenas 660 vagas.

Até o mês passado foram 29.203 admissões e 26.947 desligamentos na cidade ao longo de 2023. Neste ano, o setor que mais se destaca até o mês de outubro é o de trabalhadores da produção de bens e serviços industriais, sobretudo na indústria extrativa e de construção civil. Depois, o grupo que mais foi empregado neste ano foi o de técnicos de nível médio, com destaque para ciências físicas, químicas, engenharia e afins.

O mês de outubro, especificamente, registrou mais demissões do que contratações. No período, o Caged aponta que na cidade foram notificadas 2.651 admissões e 2.777 demissões, deixando o saldo negativo em 126, repetindo o mesmo resultado de outubro de 2022, quando o saldo negativo ficou em 25.

2023 – O município segue a tendência nacional neste ano com a geração de empregos. Em outubro, o Brasil gerou 190.366 postos de trabalho com carteira assinada. Com isso, acumula, ao longo do ano, um saldo positivo de 1.784.695 novas vagas em todas as unidades da Federação em quatro dos cinco grupamentos econômicos que constituem o levantamento. A exceção foi a Agricultura, que teve saldo negativo.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.

Mais em Dia a Dia: