Da Redação

A Vigilância Epidemiológica registra 24 casos confirmados de gripe H1N1 (Influenza A) e o quinto óbito em Rio Claro no ano de 2016. Trata-se de paciente do sexo masculino, 49 anos, com doença pré-existente e que não tomou a vacina contra a gripe. A Vigilância Epidemiológica reforça as orientações para o período frio e seco, quando os problemas respiratórios se agravam. A população deve se precaver e procurar assistência médica assim que os sintomas forem observados.

Sintomas

Febre alta, tosse, dor de cabeça, dores musculares, falta de ar, espirros, dor na garganta, fraqueza, coriza, congestão nasal, náuseas e vômitos, diarreia.

Prevenção

Evitar manter contato muito próximo com uma pessoa que esteja infectada. Lavar sempre as mãos com água e sabão e evitar levar as mãos ao rosto e, principalmente, à boca; levar sempre um frasco com álcool-gel para garantir que as mãos estejam esterilizadas; manter hábitos saudáveis. Alimentar-se bem e ingerir verduras e frutas. Beber bastante água. Não compartilhar utensílios de uso pessoal, como toalhas, copos, talheres e travesseiros. Se achar necessário, utilizar uma máscara para proteger-se de gotículas infectadas que possam estar no ar. Evitar locais fechados ou com muitas pessoas. Verificar com o médico se há necessidade de tomar a vacina contra a gripe H1N1.

Aedes

Neste sábado (13), a partir das 8 horas, as equipes de nebulização de Rio Claro estarão trabalhando no Núcleo Administrativo Municipal (NAM) e na escola “Antonio Sebastião”, no Cervezão. Na segunda-feira (15), também a partir das 8 horas, acontece visitação casa a casa no BNH, Jardim Azul, Pq. Universitário. A nebulização terá retorno de ausentes no Jardim Arco-Íris. Essa semana a coordenação do combate da Fundação de Saúde de Rio Claro esteve reunida para fortalecer a parceria contra o mosquito.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.