O trabalho conjunto realizado pela prefeitura e polícias Civil e Militar para melhorar a sensação de segurança em Rio Claro tem dado resultados positivos. A criminalidade vem registrando quedas sucessivas, segundo levantamento feito pela Secretaria da Segurança Pública do Estado de São Paulo. E esse feito foi repetido em janeiro deste ano. Dados divulgados pela pasta estadual revelam que o número de roubos e furtos diminuiu no mês passado em relação a janeiro de 2017.

Foram quedas expressivas, sendo a maior no caso de furtos de veículos que registrou redução de 40,74% em um ano. Os casos diminuíram de 54 em janeiro do ano passado para 32 no mesmo período deste ano. Em seguida vem roubos em geral com redução de 30,67%. As ocorrências caíram de 75 para 52, respectivamente.

Com relação a roubos de veículos, os registros baixaram de 31 em janeiro de 2017 para 24 em janeiro de 2018, diminuição de 22,58%. Também houve queda de 9,24% nos casos de furtos em geral nesse período, quando os casos reduziram de 217 para 197.

Para o prefeito João Teixeira Junior, o Juninho da Padaria, os números da Secretaria Estadual de Segurança Pública demonstram que o trabalho conjunto realizado pelas forças de segurança, guarda civil e polícias civil e militar, tem sido efetivo. “A redução da criminalidade tem sido gradativa e vem sendo mantida nos últimos meses. Os números mostram que estamos no caminho certo e vamos continuar trabalhando para fazer de Rio Claro uma cidade cada vez mais segura para a população”, afirma.

Essa união de forças policiais também é destacada por Marco Antonio Bellagamba, vice-prefeito e secretário municipal de Segurança, Defesa Civil, Mobilidade Urbana e Sistema Viário. “É um trabalho de várias mãos, cada instituição atuando em suas características, que está tendo reflexo positivo nos números, com redução crescente da criminalidade”, avalia Bellagamba, que destaca ainda o trabalho das secretarias municipais com serviços de manutenção da cidade e atendimento social, também importantes para melhorar a segurança.

A prefeitura tem feito a sua parte iluminando pontos escuros da cidade, colocando mais guardas municipais nas ruas através da Operação Guarda Cidadã, criando duas Centrais de Segurança Integrada (CSI), ampliando o sistema de comunicação da Guarda Municipal na área rural, realizando o treinamento do canil municipal no Lago Azul enquanto faz o patrulhamento do parque, entre outras ações desenvolvidas pelo município.

A sua assinatura é fundamental para continuarmos a oferecer informação de qualidade e credibilidade. Apoie o jornalismo do Jornal Cidade. Clique aqui.